Controle Biológico De Pragas
Monografias: Controle Biológico De Pragas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josimarjferreira • 16/5/2014 • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 468 Visualizações
CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS E DOENÇAS
O NIM é uma planta indiana introduzida recentemente no Brasil, mas que se adaptou plenamente às condições de região amazônica e tem eficiência comprovada contra mais de 200 espécies de insetos-pragas, microorganismos como fungos, nematóides, vírus e bactérias, além de ser de fácil preparo e não causar danos ao homem e outros animais. Recomenda-se que os pequenos agricultores procurem adquirir e plantar mudas de NIM, porque além de ser excelente madeira, de rápido crescimento e elevado valor econômico, tem ampla utilização como produto medicinal, inseticida, fertilizante, etc.
Solução de Sementes de NIM
De acordo com Grauber & Mendez (1992), o extrato de NIM particularmente ideal para as pragas das culturas agrícolas em pequenas propriedades, isto de deve à facilidade de preparação do produto, como descrito a seguir:
• Usa-se a semente semiprocessada (sem casca) ou o fruto total para moer;
• Coloca-se 3,75 Kg de sementes moídas sem casca, ou 7,5 Kg de sementes moídas com casca, em um tambor, com capacidade para 200 litros de água;
• Deixa-se o produto em repouso cerca de 12 horas, agitando bem duas a três vezes;
• Em seguida, passa-se a suspensão em uma tela fina, para evitar o entupimento do bico do pulverizador;
• Feito este processo, a mistura está pronta para ser aplicada no controle das pragas. Contudo, a eficiência não é igual para todas as pragas, pois algumas delas são facilmente combatidas, outras, não, devido ao seu comportamento e à alta capacidade reprodutiva do inseto.
Apesar desses problemas, tem-se, até o presente momento, o registro de mais de 200 espécies de insetos combatidos pelos extratos de NIM, como é o caso de lagartas desfolhadoras, besouros, cigarrinhas e percevejos.
Água de Fumo
É muito utilizada para o controle de lagartas, cochonilhas e pulgões. A solução é preparada apenas com 10 cm de fumo de corda e água. Pique o fumo em pedaços pequenos e deixe de molho em 1 litro de água por dia. Coe com um pano fino de algodão e dissolva 1 litro para 10 litros de água. Para melhorar a aderência de cada, acrescente um pouco de sabão comum aos 10 litros já diluídos. Basta pulverizar as plantas atacadas. A calda de fumo fermenta muito rapidamente e, por isso, deve ser utilizado logo após o seu preparo.
Água de Sabão
É utilizada para o controle de pulgões, lagartas, cochonilhas e piolhos. Separe 500g de sabão comum e cinco litros de água. Aqueça a água e misture a 500g de sabão raspado ou ralado. Agite bem até dissolver o sabão, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.
Solução de querosene e sabão
A água do sabão é utilizada para o controle de cochonilha farinhente.
• 1 litro de querosene
• 400g de sabão em pedra
• 1 litro de água
• Fatie o sabão em tiras pequenas, coloque em uma vasilha e leve ao fogo. Deixe que a água ferva, mexendo sempre e depois retire e acrescente o querosene batendo até virar uma pasta. Nunca acrescente o querosene com o fogo aceso. Dilua um litro desta pasta em nove litros de água e pulverize a planta atacada em até dois dias após o preparo.
Macerado de samambaia
Controla ácaros, cochonilhas e pulgões.
• 1/2 Kg de folhas frescas ou 100 Kg de folhas secas em 1 litro de água.
• Ferver por meia hora e depois dilua um litro desse macerado em 10 litros de água.
Macerado de urtiga
É excelente para o controle de pulgões e lagartas.
• Coloque 1/2 Kg de folhas frescas ou 100 g de folhas secas em um litro de água e deixe-as mergulhadas na água por dois dias. Para a aplicação, dilua 10 litros de água e pulverize as plantas ou solo.
Controle de moscas das frutas
Para capturar as moscas que atacam os pomares, uma armadilha. Pegue uma garrafa de plástico e corte em sua parte mediana, faça diversas janelas com 2 cm. A isca envenenada é feita com duas colheres de inseticida e duas colheres de açúcar e água suficiente para formar uma pasta. Coloque a isca pelas janelas e pendure nas plantas na proporção de uma para dez plantas.
Calda Bordalesa
A calda Bordalesa tem um amplo uso em fruteiras e hortaliças. Ela é preparada à base de sulfato de cobre, cal virgem e água.
Ingredientes e Modo de preparo:
• 100g de sulfato de cobre
• 100g de cal virgem
• 10 litros de água
Triture bem o sulfato de cobre, coloque em um saco de pano e deixe mergulhado em um balde contendo cinco litros, deixe assim por uma hora para que o sulfato de cobre possa se dissolver totalmente. em outro balde, coloque a cal virgem e aos poucos, coloque pequenas quantidades até formar
...