O RELATÓRIO AULA PRÁTICA ANATOMIA VEGETAL
Por: GabrielaDGomes • 12/9/2022 • Relatório de pesquisa • 486 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ
CURSO DE AGRONOMIA
GABRIELA DIAS GOMES
RELATÓRIO AULA PRÁTICA ANATOMIA VEGETAL
UNAÍ-MG
2018
GABRIELA DIAS GOMES
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: meristema apical da raiz e subapical da semente em célula vegetal observada ao microscópio óptico.
Relatório apresentado ao Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, como requisito parcial de nota na disciplina de Fisiologia Vegetal.
Orientador: Sônia Cristina
UNAI-MG
Sumário
- INTRODUÇÃO.....................................................................................................
Meristema é um tecido vegetal responsável pelo crescimento da planta e pela formação de outros tipos de tecidos vegetais. É constituído por células indiferenciadas ou que se encontra em estágio embrionário. Essas células passam por muitas divisões celulares sendo assim multiplicando-se e formando o crescimento do vegetal. Durante o processo de divisão celular, as células iniciais permanecem indiferenciadas no meristema. Enquanto que as células derivadas crescem, passando por novas divisões e pelo processo de diferenciação. Na diferenciação as células sofrem alterações químicas, fisiológicas e morfológicas. Assim são originadas as células especializadas que formam os diversos tecidos e estruturas da planta.Temos três tipos de meristemas.
Meristema Primário: O meristema primário é encontrado no ápice de caules e raízes de plantas, podendo ser chamado meristema apical ou gema apical. O meristema apical é responsável pelo crescimento primário da planta, ou seja, pelo aumento do comprimento desses órgãos. Com a formação de novas células as mais velhas se diferenciam e se incorporam aos tecidos meristemáticos.
Existem três tipos de tecidos meristemáticos primários, são eles:
- Protoderme: se diferenciará em epiderme, tecido de revestimento da planta;
- Procâmbio: originará o xilema e o floema primários, tecidos que formam o sistema vascular;
- Meristema Fundamental: se diferenciará formando os tecidos fundamentais: parênquima, colênquima e esclerênquima.
Meristema Secundário: Se originam a partir dos meristemas primários, sendo incorporadas as novas células dos tecidos já existentes. Com isso ajudam na formação da estrutura secundária da planta.
Meristemas Laterais: ou gemas laterais são encontradas paralelamente ao maior eixo da planta e crescem nesse sentido.
O meristema lateral é responsável pelo crescimento secundário da planta, que é o aumento da largura. Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio. O Câmbio Vascular se diferencia em xilema e floema secundário e o Felogênio origina a periderme. A periderme é o tecido de revestimento que substitui a epiderme. Ela formará o súber ou cortiça (na parte mais externa) e o feloderma ou córtex secundário.
...