O USO DA TECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
Por: juciane silva • 28/4/2017 • Projeto de pesquisa • 4.289 Palavras (18 Páginas) • 522 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
JUCIANE DE SOUZA SILVA
O USO DA TECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM como crédito parcial na disciplina de Metodologia da Pesquisa II ministrada pela prof.ª Me. Anacília Cavalcante.
Itacoatiara – AM
Abril/2017
Uso da Tecnologia na Agricultura Brasileira
Juciane de Souza Silva
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Sjuciane6@gmail.com
Resumo: Ao longo das ultimas décadas a utilização das novas tecnologias na agricultura brasileira vem proporcionando a mecanização de novos equipamentos e implementação de novas técnicas nas lavouras brasileiras. Este trabalho tem como objetivo analisar os tipos de tecnologias agrícolas implementadas na agricultura brasileira. A pesquisa percorreu em levantamentos bibliográficos para obtenção de informações sobre os tipos de tecnologias implementadas. Os resultados evidenciaram a relevância do uso da tecnologia para os agricultores, possibilitando o aumento na produção utilizando-se das novas tecnologias modernas.
- Introdução
A agricultura brasileira ao decorrer do tempo vem utilizando as novas tecnologias de ponta em benefícios do melhoramento de sua produtividade, tornando a lavoura brasileira moderna e mecanizada com novas máquinas e equipamentos em seus plantios e colheitas. A agricultura brasileira vem evoluindo ao longo das ótimas décadas, com a utilização da tecnologia a produção agrícola conseguiu obter crescimentos significativos na economia brasileira. Esse crescimento se consolidou mais rápido se expandido por meio do desenvolvimento de uma rede de pesquisa agropecuária conhecida atualmente como EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundado por um agrônomo em 1973. A produção cientifica era insuficiente, apesar de existir universidades e centros de tecnologias voltados para agricultura, o crescimento da produção agrícola no país era pequeno, apesar do potencial do campo.
Com criação da EMBRAPA foi possível desenvolver pesquisas e novas tecnologias, melhores equipamentos e técnicas modernas, tornando a modernização da agricultura brasileira. O desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos modernos trás para os produtores algumas vantagens, como a elevação da produtividade do trabalho, redução dos custos unitários, superar e vencer a concorrência e para o Brasil possibilitou a implantação do complexo agroindustrial.
[1] a tecnologia utilizada e desenvolvida no Brasil, tanto para produtores quanto para as agroindústrias fornecedoras de insumo quanto das agroindústrias processadoras de alimentos esta atrelada ao padrão de desenvolvimento adotado pelo país em meados do século passado em diante.
[2] a agricultura brasileira, com a abertura de mercado e a globalização da economia, tem modernizado seu parque de máquinas e insumos e novos tratores e implementos de variados tipos têm sido colocados à disposição dos agricultores no mercado.
Atualmente existem diferentes tipos de tecnologias que foram desenvolvidas, como agricultura orgânica que utilizava métodos de cultivo mecânico como eram antigamente, e atualmente são implementados equipamentos modernos que ajudam a fazer melhor um controle de qualidade.
Segundo depoimento de um agricultor no portal da Embrapa, a tecnologia no campo ajuda, o controle da colheita na ponta do dedo. A tecnologia é capaz, durante o movimento de cortar o pé de soja, recolher, colocar nas esteiras, passar para dentro da maquina, separar a vagem, todo material de soja grão, colocar em cima do grane leiro e jogar em cima do caminhão. É possível fazer tudo isso ao mesmo tempo, podendo obter informações como quantidade, umidade e local de onde tirou a soja.
[2] através da modernização da agricultura, os produtores buscam melhores condições de enfrentar as dificuldades impostas pela natureza no que conserve à produção e melhora alguns fatores necessários. Assim, através de uma artificial conservação e fertilizando do solo, mecanização da lavoura, seleção de sementes, dentre outros recursos, busca-se a obtenção de maior produtividade.
O objetivo deste trabalho foi identificar o uso das novas tecnologias na agricultura brasileira, em sua primeira parte, aborda, no referencial teórico, o conceito de inovação tecnológica, os tipos de tecnologia na agricultura brasileira. A seguir descreve- se os objetivos gerais e específicos, justificativa, revisão literária, procedimentos metodológicos e, por ultimo, são apresentadas os resultados esperados.
1.1 Objetivo geral
Analisar o uso dos tipos de tecnologias na agricultura brasileira, mostrando a utilização de equipamentos e técnicas que possibilitam principalmente o aumento da produção para os agricultores.
1.2 Objetivos específicos
Conhecer os tipos de tecnologias utilizadas agricultura brasileira;
Identificar a importância da tecnologia na agricultura brasileira;
Identificar as principais inovações tecnológicas utilizadas atualmente n agricultura brasileira;
1.3 Justificativa
Atualmente a agricultura brasileira tem se expandido significa mente de forma extraordinária, sendo necessário ter um controle de suas produções, produtos, investimentos em implementações de equipamentos e máquinas modernas, tendo-se uma necessidade de recorrer às novas tecnologias e sistemas de informação modernos e sofisticados para automação do campo com as máquinas pesadas e sistemas embarcados de posicionamento via satélite e mapeamento geográfico.
É necessário então fazer uma analise do uso das tecnologias de ponta na agricultura brasileira, onde a tecnologia esta presente em diversas áreas da agricultura que são utilizadas pelos produtores para gerar um crescimento em sua produtividade e qualidade em seus produtos agrícolas.
Ao decorrer do tempo agricultura brasileira busca automatizar o manejo de suas atividades agrícolas. Através do uso dessas tecnologias o Brasil conseguiu o lugar de grande produtor e exportador de produtos agrícolas, no entanto, os Estados Unidos ainda apresenta uma agricultura mais desenvolvida, fazendo uso das novas tecnologias de Informação (NTI) que possibilita o manejo da atividade agrícola com dados preciosos sobre localização e o crescimento das lavouras.
...