TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Agrotóxicos no Brasil

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

PALESTRA

  1. TEMA

Agrotóxicos.

  1. TÍTULO

O Uso de Agrotóxicos no Brasil.

  1. FRASE

“O mundo tornou-se perigoso porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos” – Albert Schweitzer, ganhador Nobel da Paz 1952.

  1. INTRODUÇÃO

Surgiram na Segunda Guerra Mundial como armas químicas e com o pós guerra, o produto passou a ser utilizado como defensor agrícola e ficou como conhecido também como pesticidas ou produto fitossanitário. No Brasil, o termo utilizado é agrotóxico, mas há tentativas de mudar o nome na legislação.

Com a Revolução Verde na década de 1950, o uso de agrotóxicos foi intensificado devido o objetivo de potencializar a produtividade agrícola no Brasil. Já foram desenvolvidos diversos tipos de agrotóxicos, cada um para finalidades específicas e podem ser relacionados com a maneira de ação (contato ou ingestão por exemplo, mas os principais são:

  • Inseticidas (mais utilizados): combate aos insetos;
  • Herbicidas: combatem ervas daninhas;
  • Fumigantes: combatem bactérias no solo;
  • Fungicidas: combatem fungos;
  • Desfoliantes: combatem folhas indesejadas;
  • Raticidas: combatem roedores.

 Os agrotóxicos tornaram-se motivo de preocupação e debate mundial por oferecer efeitos nocivos ao meio ambiente – prejudicando seres vivos que são essenciais ao ecossistema (como minhocas e abelhas), outros tipos de plantas e também aos seres humanos. Nos últimos anos, foram proibidos vários tipos de agrotóxicos pelo mundo e também no Brasil (pela Anvisa), mas essa cena está mudando com as novas políticas de agricultura.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo: 7,3 litros de agrotóxicos são consumidos por pessoa todo ano, sendo que o brasil possui uma população que gira em torno de 200 milhões.

  1. CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS

O uso de agrotóxicos gera uma série de impactos ao meio ambiente. Um deles é a contaminação do solo que possui a capacidade de reter grande quantidade de veneno ao longo dos anos o que reduz sua fertilidade, empobrece seus nutrientes, diminui sua biodiversidade (matando organismos essenciais para a nutrição do solo), ocasiona acidez, etc.

A contaminação da água pode ser a mais fatal: o agrotóxico impregna o solo até atingir águas subterrâneas e, também, pode se esvair por rios e lagos – muitas vezes isso faz parte de um processo intencional das produtoras agrícolas para o escoamento da água utilizada nas plantações, levando um coquetel de agrotóxicos pelas águas correntes.

Primeiramente esses venenos atingem animais e plantas aquáticas contaminando ou matando. A contaminação pode gerar acumulo no corpo dos seres vivos e afetar uma cadeia alimentar toda – seres humanos podem consumir peixes infectados com agrotóxicos. Essa água é também consumida pela população, mesmo passando por tratamento de água, os venenos não são eliminados. Uma vez consumida traz consequências graves como doenças agudas e crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com