Relatório invetario florestal
Por: rodrigoalberton • 29/6/2016 • Relatório de pesquisa • 2.925 Palavras (12 Páginas) • 1.127 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
RODRIGO ALBERTON MELLO
TÍTULO: ESTÁGIO EM INVENTÁRIO FLORESTAL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Curso: Engenharia Florestal - Campus Curitibanos – 2015/2
CURITIBANOS
2015
RODRIGO ALBERTON MELLO
TÍTULO: ESTÁGIO EM INVENTÁRIO FLORESTAL
Relatório desenvolvido como requisito para aprovação na disciplina EFL 7624 – Estágio Curricular Supervisionado em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Catarina.
Professor Orientador: Alexandre Siminski
CURITIBANOS
2015
[pic 2]
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Instrumento de Apresentação
Nome: Rodrigo Alberton Mello
Matrícula: 12206391 Fase: 10ª
Coordenador(a) de Estágio: Andressa Vasconcelos Flores
Prof.(a) Orientador(a): Alexandre Siminski
Supervisor(a): Diogo de Souza
Período de Estágio: 12/10/2015 a 30/11/2015
Local do Estágio: Agricultar Consultoria Agrícola e Florestal Ltda - Me
Endereço: Rua Dr. Lauro Muller Nº 288
Fone: (49) 84158505 Cidade: Curitibanos Estado: SC
E-mail: agricultar.caf@gmail.com
Sumário
INSTRUMENTO DE APRESENTAÇÃO 3
- INTRODUÇÃO 4
1.1 Agricultar Consultoria Agricola e Florestal 5
1.2 Curitibanos 6
1.3 Estágio 6
1.4 Objetivos 6
- EXECUÇÃO E METODOLOGIA 4
- CÁLCULOS 4
1.1 Agricultar Consultoria Agricola e Florestal 5
- Introdução.
- AGRICULTAR CONSULTORIA AGRÍCOLA E FLORESTAL
A empresa, localizada em Curitibanos, foi fundada em julho de 2015 por três ex-alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, atua nas áreas de Agronomia e Engenharia Florestal de forma bastante ampla, prestando consultoria a empresas e pequenos produtores na gestão de produção, projetos de investimento e gestão ambiental.
1.2 CURITIBANOS
Curitibanos está localizada no centro geográfico de Santa Catarina, e fica a 303 km da Capital Florianópolis. Possui um clima Temperado classificado como Cfb - (mesotérmico úmido e verão ameno) segundo Koeppen. Solo classificado como Cambissolo, e um relevo suavemente ondulado, com florestas caracterizadas como Ombrófila Mista. Sua economia é de base florestal e agrícola.
O município tem aumentado seu portfólio de empresas florestais nos últimos anos, revogando sua vocação florestal perdida no passado com a derrubada das florestas nativas. Segundo Tatiana Ramos¹ um levantamento realizado pela Epagri no ano de 2013, a renda gerada pelas florestas (principalmente de Pinus) de Curitibanos e municípios próximos (Ponte Alta do Norte, São Cristovão do Sul, Santa Cecília e Frei Rogério), representou 50,38% das receitas obtidas com atividade rural.
- ESTÁGIO
O estágio foi realizado nas dependências da empresa com o objetivo de prestar apoio à empresa e agregar conhecimento para o formando, gerando benefícios para ambas as partes envolvidas. Foi realizado na área de inventário florestal, em uma propriedade no município de Curitibanos, prestando apoio desde a coleta de dados até a realização do relatório final com os resultados.
- OBJETIVOS
O estágio teve como principal objetivo a realização do inventário de uma área de 10,4 hectares, em um povoamento de Pinus taeda, homogêneo, de 11 anos de idade, onde foi apresentado: diagnóstico qualitativo e quantitativo; sugestão de manejo; sugestão de desbaste do povoamento; elaboração de mapa do sitio produtivo com os respectivos locais amostrados e previsão de ganhos.
O levantamento inicial foi realizado através de visita previa, com acompanhamento do proprietário, onde foi possível fazer o reconhecimento da área, as condições e o material de trabalho.
Após o reconhecimento as partes se reuniram para formalizarem o contrato de trabalho, com os principais anseios da parte contratante e o valor a ser cobrado pela contratada.
- Execução e metodologia
A metodologia utilizada para as parcelas do inventário foi a aleatória simples. O levantamento de dados foi através da medição de DAP e altura (Imagem 1). As amostras tiveram tamanho de 20 x 20 m (400m²) sendo um total de vinte, sorteadas ao longo do talhão. Os locais das amostras foram encontrados via GPS (Garmin Trex 20) e relacionadas no mapa confeccionado.
Imagem 1. Medição de DAP.
[pic 3]
Para a cubagem rigorosa, 5 amostras representativas foram retiradas e cubadas pelo método Huber (Imagem 2).
Imagem 2. Secção das toras para pesagem.
[pic 4]
Estas mesmas toras foram pesadas para obter a relação há-1/Ton (Imagem 3).
Imagem 3. Pesagem das toras.
[pic 5]
Os discos retirados na altura de 1,30m foram recolhidos e deixados em local seco e fresco para secagem. Na seqüência, os discos foram lixados para melhor visualização dos anéis de crescimento.
Imagem 5. Limpeza dos anéis para análise de crescimento.
...