Relatório de Visita Técnica Usina Trapiche S/A
Por: Robson Santos • 26/10/2020 • Relatório de pesquisa • 794 Palavras (4 Páginas) • 751 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Agronomia
Disciplina: Introdução à Agronomia
Professor: Gerson Quirino
Relatório de visita técnica – Usina Trapiche S/A
Aluno: Robson Kleber de Moura Santos (SA-1 )
Recife, 20 de Setembro de 2010.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Agronomia
Disciplina: Introdução à Agronomia
Professor: Gerson Quirino
Relatório apresentado ao Professor Gerson Quirino como parte de requisitos, para disciplina de Introdução à Agronomia da graduação do curso de Agronomia.
Recife, 20 de setembro de 2010.
Sumário
Introdução.................................................Pág. 04
Objetivo....................................................Pág. 05
Histórico...................................................Pág. 06
Características..........................................Pág. 07
Conclusão.................................................Pág. 08
Bibliografia..............................................Pág. 09
INTRODUÇÃO
Este relatório é baseado na visita técnica feita para visualização, apresentação e conhecimento de toda estrutura e logística da Usina Trapiche S/A – UTSA, localizada no estado de Pernambuco, especificamente no município de Sirinhaém.
Nesta visita, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Taborda e o também Engenheiro e Gerente Agrícola da Usina Dr. Aloisio Cordeiro, tivemos a oportunidade de conhecer a Usina Trapiche, visualizar toda sua estrutura, conhecer seus projetos, ver espécies de cana-de-açúcar utilizadas.
Objetivo
O objetivo dessa visita Técnica a Usina Trapiche foi apresentar aos alunos toda a estrutura, logística e funcionalidades do dia-a-dia da Usina afim de que possamos adquirir experiência e visualizar uma das várias áreas da agronomia.
Usina Trapiche S/A
Fundada em 1887 no antigo engenho Trapiche, a Usina Trapiche está localiza no município de Serinhaém e comercializa cana de açúcar, açúcar e álcool. A Usina gera uma energia elétrica auxiliar própria de 2.500kw e, com isso, montou também uma destilaria com capacidade de produção de 200 a 300.000 litros/dia de álcool anidro, hidratado e neutro. A empresa ainda dispõe de sistema habitacional, educacional e assistência médica para os seus empregados.[pic 2]
Histórico
Moeu pela primeira vez em 1890, quando já pertencia à Companhia Agrícola e Mercantil de Pernambuco. Em 1929, tendo como proprietária a firma Mendes Lima, possuía 15 propriedades agrícolas, 43 quilômetros de ferrovia, cinco locomotivas e 65 carros. Tinha capacidade para esmagar 300 toneladas de cana e fabricar 3.000 litros de álcool em 22 horas. O transporte da cana, do açúcar e do álcool era feito pela ferrovia própria e por barcaças. Por volta de 1934, fundiu-se com a Usina Ubaquinha, também de propriedade do Grupo Mendes Lima, comandado por Manoel Batista da Silva. A fusão foi realizada na administração de Armando de Queiroz Monteiro, que era o diretor da área açucareira do Grupo. Na safra de 1935/1936, a usina produziu cerca de 34.000 sacos de açúcar e na de 1955/1956 sua produção atingiu a marca dos 400.000 sacos.
...