TCC AGRONOMIA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MARACUJÁ
Por: amanda.brito18 • 24/5/2021 • Monografia • 3.733 Palavras (15 Páginas) • 365 Visualizações
CURSO DE AGRONOMIA[pic 1]
MAIKOV LUAN SANTOS DE OLIVEIRA
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MARACUJÁ
(Passiflora edulis)
VILHENA
2021
MAIKOV LUAN SANTOS DE OLIVEIRA
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MARACUJÁ
(Passiflora edulis)
Trabalho de TCC I apresentado ao curso de Graduação em Agronomia da Faculdade da Amazônia (FAMA), como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de TCC I, Prof. Cristiane Garcia
Orientadora: Rita de Cássia Caroline Oliveira Farias
VILHENA
2021
RESUMO
Palavra-Chaves:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 6
2.1. Objetivo Geral 6
2.2. Objetivos específicos 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. PROBLEMA E HIPÓTESE 8
5. REFERENCIAL TEÓRICO 9
5.1 CULTURA DO MARACUJÁ 9
5.1.1. Produtividade 12
5.2. PROCESO DE POLINIZAÇÃO 12
5.2.1. Polinização Natural 13
5.2.2. Polinização Manual 14
5.3. SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO 15
5.3.1. Sistemas de Irrigação por Gotejamento 15
5.4. CUSTOS DE PRODUÇÃO 16
6. MATERIAL E MÉTODOS 19
3.2 DELINEAMENTO EXPERIMENTAL 19
3.3 VARIÁVEIS ANALISADAS 19
7. CRONOGRAMA 20
8. RESULTADOS ESPERADOS 21
REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃO
No Brasil, por oferecer condições ambientais ideais, os maracujazeiros são encontrados em praticamente todo o território nacional. Se adaptando bem em ambientes com alta incidência solar e diversos tipos de solos. São encontrados geralmente em margens de florestas, nas capoeiras e capoeirões. Floresce e frutifica praticamente todo ano, em regiões com temperatura anual média alta (REIS, et. al. 2018).
Conforme Furnaleto et. al. (2011), a fruticultura representa um dos segmentos mais importantes da agricultura brasileira, respondendo, atualmente, por 25% do valor da produção agrícola nacional. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, com aproximadamente 60% da produção total.
Conforme Moreira et. al. (2019), nos últimos 30 anos, a cultura do maracujazeiro vem ocupando um lugar de destaque na fruticultura brasileira, mesmo quando comparada a outras frutas tropicais com maior tradição de consumo.
Maracujá é um nome popular dado a várias espécies do gênero Passiflora, do qual há 500 espécies distribuídas por regiões de clima tropical e subtropical do globo, sendo o Brasil seu maior produtor com mais de 79 espécies. Sua produção anual equivale a 923 mil toneladas, com destaque para as regiões produtoras nordeste e sudeste (CAZARIN, et al, 2014).
Assim, visto a importância econômica do cultivar Maracujá esse projeto estudará o processo da irrigação por gotejamento na cultura do maracujá (Passiflora edulis).
2. OBJETIVO
2.1. Objetivo Geral
Avaliar a capacidade de produtividade da cultura do maracujá no verão, este processo segue com uma forma de irrigação por gotejamento, onde são estendidas por mangueiras com nips de regulagem de gotas, seguimos também analisando a forma de polinização, sendo partes por polinização manual e outra polinização natural (mamangava).
2.2. Objetivos específicos
- Apresentar a Cultura do Maracujá.
- Determinar os fatores de influenciam na produtividade.
- Analisar polinização manual e polinização natural (“mamangava”).
- Apresentar o sistema de irrigação por gotejamento.
- Apresentar a formação do custo de produção.
3. JUSTIFICATIVA
Conforme Cazarin, et al. (2014), o maracujá Passiflora edulis, conhecido como maracujá azedo ou amarelo, é o mais produzido e comercializado representando 95% dos pomares. Seu cultivo está basicamente voltado para a indústria de sucos e polpas, em especial devido ao seu sabor mais ácido e maior rendimento.
Assim, esse estudo mostrará o cultivo do maraujá Passiflora eduli, destacando o processo de irrigação e poliziação. A contribuição para o acadêmico se dá pela agregação de novos conceitos e técnicas essa grade curricular, tendo a oportunidade do alinhamento da teoria com a pratica. A contribuição do estudo no meio científico, é através dos resultados gerados com estudo, que são compartilhados com a finalidade de geração de conhecimento. E por fim, não menos importante, vem a contribuição social desse projeto, no qual é a divulgação dos dados obtidos para a empresa que cedeu o espaço para o desenvolvimento pratico da pesquisa.
...