Trabalho de Formação Geral avanços tecnologicos
Por: Jean27s • 25/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
Trabalho de avanços tecnológicos
Professora: Gisele Aparecida Ribeiro
Alunos: Jean Silveira Soares Souza
Igor Carvalho De Campos
No período mais antigo da história dos homens também conhecido como pré-história já houve algumas mudanças que para a época já eram considerados avanços tecnológicos.
A pré-história se divide em três períodos:
-Paleolítico ou idade da pedra lascada.
Onde houve o surgimento dos homens e das primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis) embora estas não tenham sofisticação alguma.
As ferramentas eram utilizadas para coletar frutas, raízes, matar animais e construir pequenos abrigos.
O nomadismo foi a principal característica do homem paleolítico, sendo assim eles eram coletores e caçadores e não cultivavam a terra nem domesticavam os animais.
O fogo também foi uma grande conquista desse período
-Neolítico ou idade da pedra polida.
Tem como principal característica ao desenvolvimento das sociedades agropastoris, sendo assim tendo a capacidade de se estabelecer em determinado local.
Aqui como o próprio nome já diz as ferramentas eram mais trabalhadas e polidas.
Este período está relacionado ao desenvolvimento das atividades de agricultura e pastoreio.
A população aumentou devido a capacidade do homem de fazer estoques de alimentos.
Dentre os avanços citados também estão a construção de casas, a produção de objetos de cerâmica com função de servir como utensílios para cozinhar os alimentos e armazenar objetos, e também a tecelagem com o couro dos animais.
-Idade dos metais
A maior conquista tecnológica deste período foi o desenvolvimento da metalurgia e a expansão das técnicas de fundição.
Os metais podiam ser moldados e possuíam grande rigidez e vida útil sendo assim facilitando a vida dos homens.
A utilização dos metais pelo homem pré-histórico foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura. Exemplos de ferramentas produzidas nesse período são o arado e a enxada.
Permitiu o desenvolvimento do comércio e as primeiras cidades se formaram.
Na idade média, também conhecida como idade das trevas devido a falta de conhecimento e de arte, teve grandes avanços focados na agricultura devido a economia concentrada nela e no comércio.
Entre esses avanços estão os arreios utilizados nos animais para montaria e tração, a charrua de ferro que por sua vez substituía o arado de madeira por um como lâmina de ferro facilitando a execução dos sulcos na terra, a rotação de culturas que é uma técnica utilizada até hoje onde se propõe a dividir as áreas de cultivo para que se plante mais cultivares e para que uma das áreas descanse para a recuperação do solo e os moinhos onde aumentam a produtividade moendo ou triturando os grãos através da utilização das forças da natureza.
...