UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS PARA CULTURA DA BANANA NO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DO GORUTUBA - MG
Por: w.boaretti • 30/6/2020 • Tese • 40.104 Palavras (161 Páginas) • 322 Visualizações
WASHINGTON ATAYDE BOARETTI
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO E O SISDA: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS PARA CULTURA DA BANANA NO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DO GORUTUBA - MG
Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Meteorologia Agrícola, para obtenção do título de “Magister Scientiae”.
VIÇOSA
MINAS GERAIS - BRASIL 2001
WASHINGTON ATAYDE BOARETTI
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO E O SISDA: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS PARA CULTURA DA BANANA NO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DO GORUTUBA - MG
Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Meteorologia Agrícola, para obtenção do título de “Magister Scientiae”.
APROVADA: 14 de novembro de 2001.
[pic 1][pic 2]
Prof. Everardo Chartuni Mantovani Prof. Antônio Alves Soares (Conselheiro)
[pic 3][pic 4]
Prof. Gilberto Chohaku Sediyama Profa. Viviani Silva Lírio
[pic 5]
Prof. Luiz Cláudio Costa (Orientador)
A Deus, Jesus Cristo e Espírito Santo.
Pegadas na areia...
Um dia eu tive um sonho...Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e no céu passavam cenas da minha vida.Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro do
Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia,e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes da minha vida.Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao meu Senhor:- Senhor, tu não me disseste que, tendo eu resolvido te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo caminho?
Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me
deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas.
Foi exatamente aí que te carreguei nos braços.
Autor Anônimo
AGRADECIMENTOS
É importante agradecer...
Agradecer é reconhecer... Para mim, apenas dizer obrigado é muito pouco. Às vezes uma simples palavra, ou um pequeno gesto, representa uma grande força. As palavras, a dedicação e o carinho que recebi, durante o desenvolvimento desta dissertação, foram de fundamental importância para seu sucesso. Gostaria de agradecer:
À Viçosa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós- Graduação em Meteorologia Agrícola, Departamento de Engenharia Agrícola (DEA-UFV), Departamento de Economia Rural (DER-UFV), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais de Janaúba (EPAMIG), Associação dos Bananicultores do Norte de Minas (ABANORTE), Fazenda Bananeiras, 5o Distrito de Meteorologia (DISME), Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas Ltda. (CIENTEC), cuja contribuição foi fundamental a esta dissertação. Muito obrigado.
À minha mãe, Aurelina da Costa Atayde Boaretti, pela sua dedicação, e que foi e será sempre de fundamental importância para meu bem-estar.
A meu pai, José Boaretti, que sempre me apoiou em todos os meus projetos, trazendo sua sabedoria.
A meu irmão, Wagner Atayde Boaretti, que indiretamente me incentivou a triunfar em meus estudos.
À Maria José da Silva, que é atenção e simpatia em pessoa. Foi perfeita em nossos momentos. Atitudes pelas quais tenho o maior respeito e jamais esquecerei.
A Luiz Cláudio Costa, Everardo Chartuni Mantovani, Francisco Armando da Costa, Aziz Galvão da Silva Júnior, que foram os meus mestres na arte de fazer uma dissertação e tornaram-se meus grandes amigos durante essa trajetória.
A Antônio Alves Soares, Gilberto Chohaku Sediyama, Viviani Silva Lírio, que foram os membros da banca examinadora.
A Aluízio Borém de Oliveira, Caetano Marciano de Souza, Geraldo José da Silva Santana, João Carlos Cardoso Galvão, João Eustáquio de Lima, Irene Maria Cardoso, Maria Conceição Ianino, Marília Fernandes Maciel Gomes, Paulo Geraldo Berger, respeitados profissionais da área, que foram meus grandes mestres durante o curso na Universidade Federal de Viçosa.
...