RELATÓRIO SOBRE BARICENTRO LABORATÓRIO DE FÍSICA
Por: gabrielgsl • 26/5/2015 • Relatório de pesquisa • 622 Palavras (3 Páginas) • 792 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO SOBRE BARICENTRO
LABORATÓRIO DE FÍSICA
Acadêmicos:
Rafael Cesar Juliatti Batinga RA:C3607D-0
Gabriel Sabino de Lima RA:C497CD-2
Lucas Daniel Ferreira RA:C44ABI-8
José Anderson Góis do Nascimento RA:C577BB-2
Walldsthen Kariston dos Santos Silva RA:C46883-5
Cleiton Borges dos Santos RA:T41903-4
Manoel Vitor J. Conceição RA: C561CA-6
Docente: Sebastião Data: 14/02/2015 Turma Lab. : F1
SUMÁRIO
- RESUMO.
- OBJETIVOS.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA.
- PARTE EXPERIMENTAL.
- RESULTADOS EXPERIMENTAIS.
- DISCUSSÃO.
- CONCLUSÕES.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
- RESUMO
Foi realizado a experiência com as figuras geométricas que havia no laboratório de física, com o objetivo de determinar o baricentro de cada figura plana.
- OBJETIVO
Estudar o ponto de equilíbrio (baricentro) das figuras onde toda massa do corpo se concentra.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerado a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o centro da terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portando, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.
A palavra “Baricentro” é de origem grega (bari = peso) e designa o centro dos pesos. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa. No caso da força de gravidade resultante de um campo gravitacional uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objetos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravitacional terrestre.
- PARTE EXPERIMENTAL
Através dos equipamentos, conforme figuras 1.01 e 1.02 foi colocado as figuras 2.01, 2.02, 2.03, e 2.04 geométricas planas. Colocar uma figura por vez no tripé, apos a figura esta posicionada no mesmo, colocar o prumo, marcar a reta onde a linha do prumo passar, na sequencia mudar a figura de posição traçando uma nova reta, repetir esse processo no mínimo duas vezes para obter o baricentro da figura.
...