2 Semstre Unopar
Trabalho Escolar: 2 Semstre Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valter01 • 30/10/2013 • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 736 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
LUCIANO GARCIA DA SILVA
MADSON MARQUES DE OLIVEIRA
SAMUEL BARBOSA COSTA DA SILVA
VALTER HENRIQUE DA SILVA SANTOS
PORTFÓLIO DE GRUPO
LUCIANO GARCIA DA SILVA
MADSON MARQUES DE OLIVEIRA
SAMUEL BARBOSA COSTA DA SILVA
VALTER HENRIQUE DA SILVA SANTOS
PORTFÓLIO DE GRUPO
Trabalho Interdisciplinar em Grupo do Curso de Analise e Desenvolvimentos de Sistemas, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Análise de Sistemas I, Engenharia de Software, Banco de Dados I e Linguagens e Técnicas de Programação II.
Professores: Polyanna P. Gomes Fabris, Luis Cláudio Perini, Roberto Nishimura, Anderson Macedo.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. TESTES DE SOFTWARE 5
3.1. NÍVEIS DE TESTE 5
3.2. TIPOS DE TESTE 6
3.2.1. TESTE DE FUNCIONALIDADES 6
3.2.2. TESTE DE USABILIDADE OU INTERFACE 6
3.2.3. TESTE DE CONFIABILIDADE 6
3.2.4. TESTE DE DESEMPENHO 7
3.2.5. TESTE DE SUPORTABILIDADE 7
3.3. TÉCNICAS DE TESTE 7
4. DIAGRAMAS ENTIDADE RELACIONAMENTO 8
5. PROTÓTIPO DE TELAS 9
6. CASO DE USO 14
6.1. CASOS DE USO IDENTIFICADOS 14
6.2. ATORES 14
6.3. CASOS DE USO DE INCLUSÃO E DE EXTENSÃO 14
6.3.1. CASO DE USO DE INCLUSÃO 14
6.3.2. CASO DE USO DE EXTENSÃO 14
6.4. HERANÇA ENTRE ATORES 15
6.5. DIAGRAMA DO CASO DE USO 15
6. CONCLUSÃO 16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
Índice de Ilustrações
Figura 1 - Modelo conceitual 8
Figura 2 - Modelo Lógico 8
Figura 3 - Cadastro de Funcionários 9
Figura 4 - Cadastro de Ciente 9
Figura 5 - Cadastro de Dependente 10
Figura 6 - Cadastro de Livro 11
Figura 7 - Cadastro Tipo de Livro 12
Figura 8 - Diagrama de Caso de Uso 15
1. INTRODUÇÃO
A empresa Nossa Locadora de Livros necessita de um sistema que atenda suas necessidades diárias, visando aumentar a produtividade, armazenar um cadastro básico de seus clientes e informatizar o registro dos livros, o sistema está em fase de desenvolvimento.
A fim de familiarizar o sr. João Carlos com o processo de desenvolvimento, é apresentado nesse contexto breves explicações sobre os testes de software, diagramas de entidade relacionamento, prévias das telas do sistema e casos de uso envolvidos no projeto.
2. OBJETIVO
Esse trabalho visa à elaboração de processos que ajudarão o Sr. João Carlos a atingir seus objetivos, com isso desenvolvemos inicialmente uma pesquisa sobre os processos de testes de software, diagramas de relacionamento, prévias de telas do sistema e diagramas de caso de uso.
3. TESTES DE SOFTWARE
A atividade de testes deve ser uma preocupação constante de um profissional do software, uma vez que essa atividade reflete tanto na qualidade do produto final quanto na confiabilidade do software, e consequentemente a visão de que terão da softhouse.
Portanto devem-se adotar metodologias de desenvolvimento de software, fazendo com que seja desenvolvida uma cultura de trabalho dentro da empresa, uma visão comum entre todos os envolvidos, em que os testes devem estar sendo executados durante o processo de desenvolvimento.
Nessa atividade é importante que seja elaborado casos de testes baseados nos critérios planejados pela SQA, e também conforme os requisitos de software coletados. Os principais objetivos são: a) descobrir erros e falhas no programa, b) identificar falhas que ainda não foram descobertas nos processos anteriores, para isso, deve se utilizar níveis, tipos e técnicas de testes.
Com o objetivo de atingir o mais alto grau de qualidade e confiabilidade do software é necessário não somente um rigoroso planejamento de testes, mas uma obediência a esse plano, e uma que deve ter seu inicio durante a contratação do desenvolvimento de um software, onde é possível e extremamente necessário ter uma visão do sistema como um todo para que o mesmo seja validado, o nível de teste determina o momento adequado para o teste, o tipo especifica o que deve ser testado, conforme o nível de teste e as técnicas são aplicados para o teste de programas, vejamos mais alguns detalhes sobre cada uma:
3.1. NÍVEIS DE TESTE
Existem cinco níveis de teste: unidade, integração, sistema, aceitação e regressão (UISAR), que têm a finalidade de validar o produto
...