A AERODINÂMICA
Por: Thaís Nascimento • 1/9/2016 • Seminário • 455 Palavras (2 Páginas) • 626 Visualizações
Aerodinâmica
Dentre os estudos da mecânica dos fluidos a aerodinâmica está entre as mais importantes sendo aplicados em diversos setores, a aerodinâmica estuda o movimento dos corpos dentro de fluidos (ar e outros), forças como arrasto e sustentação são exemplos de forças estudadas (Georgia, 2016).
Segundo Dantas (2016) “A aerodinâmica é o ramo de estudos que busca entender as forças que os fluidos exercem sobre os corpos que neles estão emersos, sejam eles barcos a vela, automóveis, aviões, qualquer que seja o corpo que se desloque no ar.”
Os estudos da aerodinâmica são aplicados em diversas áreas uma importante aplicação é na indústria aeronáutica se utiliza desse conhecimento para construção de aviões e carros, contudo o estudo não se limita aos dois sendo utilizados também para que se analise por exemplo se uma ponte ou edifício suportará a força dos ventos a que serão submetidos no local de sua construção.
Engenheiros aplicam os princípios da aerodinâmica visando melhorar o desempenho dos corpos móveis ou estáticos.
Para estudo da aerodinâmica a lei de Bernoulli é de vital importância pois relaciona a velocidade do fluxo de ar e a pressão correspondente, por esse motivo essa é a lei utilizada por estudiosos da área.
Fig. 1 Lei de Bernoulli
Fonte: Estudo Pratico
A equação de Bernoulli analisa a diferença de pressão do ar. O que faz os efeitos que levam um avião ao voo e deixa um carro preso ao chão.
Aerodinâmica nos aviões e carros
Uma das mais importantes aplicações da aerodinâmica está nas asas dos aviões, que são projetadas para que o fluxo de ar embaixo da asa seja menor gerando uma diferença de pressão que gera uma força de baixo para cima tornando possível o voo e a sustentação do avião no ar.
Fig. 2 Forças atuantes sobre a asa de um avião
Fonte: G1 Avião
Já nos carros podemos destacar os aerofólios dos carros de formula 1 que são projetados para que os carros fiquem literalmente grudados no chão. Grande parte dos atrito que diminui a velocidade dos carros vem do ar, logo os engenheiros fizeram estudos para que houvesse um melhor aproveitamento, mudando as formas do carro, usando pinturas especiais para que se reduza essa resistência do ar, gerando menor atrito, mais velocidade e maior economia de combustível.
Fig. 3 Aerodinâmica automobilística
Fonte: Ae Classic
Referencias
GEORGIA, Nayla. “Aerodinâmica”; Estudo Pratico. Disponível em <http://www.estudopratico.com.br/aerodinamica/>. Acesso em 13 de abril de 2016
SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Aerodinâmica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/aerodinamica.htm>. Acesso em 13 de abril de 2016.
DANTAS, Tiago. “Aerodinâmica”; Mundo Educação. Disponível em <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/aerodinamica.htm>. Acesso em 13 de
...