A ANÁLISE DO USO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA NO BRASIL
Por: Valéria Sousa • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 8.064 Palavras (33 Páginas) • 259 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU TERESINA
CAIQUE DA COSTA LIMA
ANÁLISE DO USO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA NO BRASIL
Teresina - PI
2019
CAIQUE DA COSTA LIMA
ANÁLISE DO USO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA NO BRASIL
Relatório final, apresentado a Universidade Centro Universitário Uninassau Teresina, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenharia Civil.
Local, ___ de _____________ de 2019.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. (Nome do orientador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
ANÁLISE DO USO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA NO BRASIL
ANALYSIS OF THE USE OF LEAN CONSTRUCTION IN BRAZIL
CAIQUE DA COSTA LIMA
RESUMO
A indústria da construção civil já foi conhecida por muito tempo por ter baixo coeficiente de produtividade e altos níveis de perdas, de tal maneira com materiais e mão de obra. Dessa forma, é indispensável procurar novos métodos para gerenciar e controlar a produção. A construção enxuta se trata de uma filosofia de administração de produção aprimorada no Sistema Toyota de Produção (STP). O objetivo desse trabalho é, deste modo, analisar a produção enxuta no Brasil como meio de resolver o desperdício de tempo e de material nas obras Procurando entender seu conceito e aplicação. O presente trabalho usou a pesquisa bibliográfica como metodologia, baseado nas ideias de autores como Picchi (2003) e Amaral (2004). Através do estudo foi possível verificar que as empresas de construção podem agir e pensar de acordo com a visão dessa nova mentalidade, alcançando uma ótica geral, aparecendo os instrumentos e processos que colaboram para o controle e planejamento adequado, melhoria das etapas, baseados pela construção enxuta.
Palavras-chave: Construção Enxuta. Brasil. Reduzir.
ABSTRACT
The construction industry has long been known for low productivity and high levels of waste, both with materials and labor. Thus, it is indispensable to look for new methods to manage and control production. Lean construction is a production management philosophy based on the Toyota Production System (STP). The objective of this paper is, therefore, to analyze the lean production in Brazil as a way to solve the waste of time and material in the works. Seeking to understand its concept and application. The present work used the bibliographic research as methodology, based on the ideas of authors such as Picchi (2003) and Amaral (2004). Through the study it was possible to verify that construction companies can act and think according to the vision of this new mentality, reaching a general perspective, appearing the instruments and processes that collaborate for the proper control and planning, improvement of the stages, based on the construction. lean.
Keywords: Lean Construction. Brazil. Reduce.
ANÁLISE DO USO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA NO BRASIL
Caique da Costa Lima
Valéria de Sousa Santos
1 INTRODUÇÃO
O método da construção enxuta é um dos mais relevantes artifícios do ramo da construção (KOSKELA; OWEN; DAVE, 2010). Dessa maneira, é uma ferramenta e prática que procura excluir ou restringir problemas existentes do mercado, como a escassez de eficiência de produção. O setor de construção civil, a todo momento, foi objeto de críticas, em virtude especialmente dos altos custos e com baixa produtividade, esclarece Lorenzon e Martins (2006). São claras as transformações e as progressistas imposições que o setor de construção tem sido submisso, movimentando-se na procura de baixos custos, elevação na qualidade e nas técnicas de construção (SALES, BARROS; ALMINO, 2004).
Nesse sentido, esse tipo de construção no Brasil reúne vários setores, sendo obras de alto padrão com intuito de conseguir resultados em tempo reduzido. Desse modo, essa construção veio para tornar as empresas mais qualificadas gerando mão de obra com mais flexibilidade. Assim, a produção enxuta destaca-se, pois possui uma ponderada no método de trabalho de cada empresa, os métodos construtivos tiveram um avanço na tecnologia que ajudam reduzir gastos com atividades que não adicionavam valores ao produto, agregando qualidade no canteiro de obras.
Dentre outros sistemas de flexibilidade, esse mecanismo ajuda a desenvolver técnicas com o controle durante a execução das construções. Na produtividade das obras no Brasil não são muito utilizados os softwares que adicionam na agilidade de uma obra, isso acontece frequentemente em nosso país, mas em comparações com países da Europa o Brasil deixa a desejar nesse quesito. O que se pode examinar nessa técnica é a rapidez em obra quando se aplica de forma correta, tudo passa a sair com mais agilidade e ser entregue em um curto prazo.
Cabe ressaltar que no Brasil ainda utiliza pouco a produção enxuta, as empresas possuem várias atividades que podem ser excluídas com a pratica dessa técnica. Portanto, gerando um atraso nas obras, sendo como exemplo: materiais com atrasos na entrega, o qual provoca insatisfação nos clientes e consequentemente proporciona perdas financeiras não previstas. Com base nessas considerações, o problema deste estudo está relacionado com a utilização da construção enxuta no Brasil, a partir do seguinte questionamento: como a construção enxuta resolveria o desperdício de tempo e de material nas obras?
...