A Atividade Discursiva Ergonomia
Por: GracianoFerraz • 6/12/2022 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Atividade Discursiva
Betim
2022
Atividade Discursiva
[pic 2]
Betim
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RESUMO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 INTRODUÇÃO
No gesto de carregar uma caixa há a decisão da força, da forma, do aprendizado da melhor forma de executar aquele gesto. O trabalhador estabelece quais os resultados da tarefa e identifica como alcançá-los, através do ritmo, da velocidade e da forma.
Os processos de sensação, percepção e cognição se completam na formação de um conhecimento que gera uma ação.
Com base em seus conhecimentos referentes a Ergonomia Cognitiva e aprendizado adquirido da prática, defina o conceito de competência e como ela é adquirida durante a interação do homem com seu trabalho.
2 RESUMO
O conceito de competências é definido por Montmollin (1990) como sendo a articulação de conhecimentos (declarativos e procedimentais), representações, tipos de raciocínios e estratégias cognitivas que o sujeito constrói e modifica no decorrer da sua atividade.
No Brasil, temos vigente a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalhador NR17, referente à ergonomia, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Existem três áreas de especialização da ergonomia: Ergonomia física, ergonomia cognitiva, ergonomia organizacional.
Levando em consideração o estudo que realizei no AVA e pesquisa para descrever esta atividade, neste semestre de 2022, posso dizer que Ergonomia cognitiva é uma disciplina dedicada à compreensão e adaptação de fatores que influenciam processos mentais. Ela está ligada à memória, à concentração, ao raciocínio e à atenção. Também se relaciona com o desempenho emocional de um colaborador, a resposta que ele tem no ambiente e em relação às suas funções. Essas dinâmicas têm efeitos sobre a concentração, memória, atenção, percepção, tomada de decisões, entre outras capacidades. É muito importante dentro de um ambiente empresarial, uma vez que ela visa a redução de problemas internos causados pela existência de um ambiente de trabalho não tão favorável.
Toda prática que a empresa realizada para gerar benefícios para a saúde dos profissionais e melhorar o clima interno e benefico e diz respeito a ética, ao bem-estar, a comunicação, gestão e qualidade nos processos, além de outros aspectos do contexto do cuidado ao colaborador.
Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.
...