A Atividade Fundações Profundas
Por: vagner.eng2 • 24/11/2023 • Abstract • 299 Palavras (2 Páginas) • 46 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA PRÉ-MÓDULO
RESPOSTAS
Exercício 1
Estaca hélice contínua
Vantagens: Alta produtividade comparada a outros tipos de estacas de fundação, não gera vibrações no terreno e pode ser executada acima ou abaixo do lençol freático;
Desvantagens: É um equipamento grande e por isso necessita-se de uma área ampla na obra e de terreno plano ou pouco inclinado para a sua instalação; não podem ser executadas em terrenos com presença de rochas e matacões.
Estaca escavada
Vantagens: Grande mobilidade, versatilidade e produtividade; atingem grandes profundidades e suportam grandes cargas.
Desvantagens: Podem ter custo elevado e necessitar de grandes espaços para poderem ser executadas.
Estaca cravadas
Vantagens: Por se tratar de elementos pré-fabricados, é possível ter um maior controle quanto a qualidade das peças; pode ser executada acima ou abaixo do lençol freático;
Desvantagens: causam movimentos no solo durante a cravação; os golpes aplicados pelo martelo na cravação podem danificar a estrutura.
Estaca raiz:
Vantagens: Podem perfurar e atravessar qualquer tipo de terreno, como matacões, rochas, concreto, entre outros; ausência de vibração no terreno e podem ser executadas em locais de difícil acesso.
Desvantagens: Custo relativamente elevado quando comparado a outros tipos de fundações; demandam alto consumo de cimento e ferragens.
Exercício 2
- Um conjunto de fatores, como as características do solo, profundida do lençol freático, magnitude das cargas da estrutura, dentre outros.
- Majoritariamente pelo fuste das estacas.
- A análise de diversos fatores, tais como características do solo, localização da obra, vizinhança, viabilidade técnica e econômica, dentre outros.
- Sim. O recalque é uma característica inerente ao solo.
- Existe sempre o tipo de estaca adequada para atender às demandas de cada obra. Não especificamente uma.
- A transferência de carga pelo tubulão é similar à transferência de cargas de fundações superficiais, ou seja, por meio da base ou ponta do elemento de fundação; já para as estacas, essa transferência de carga é majoritariamente pelo fuste.
...