A VALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DO TIPO CR-NI EM MEIO MARINHO SINTÉTICO SIMULANDO ATIVIDADES EM ÁGUAS PROFUNDAS
Por: Adriel Tiago Milczevsky • 12/11/2020 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
VALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DO TIPO CR-NI EM MEIO MARINHO SINTÉTICO SIMULANDO ATIVIDADES EM ÁGUAS PROFUNDAS
Adriel Tiago Milczevsky
RESUMO:
O estudo inicia devido a uma necessidade, pois com um aumento exponecial de trabalho em alto mar como retirada de petroleo a vida util das ferramentas, plataformas etc.. cairam, com isso as grandes empresas petroliferas buscam soluções para que possam se manter na frente dos concorrentes. Após estudos entendeuse que o aço inoxidável martensítico do tipo Cr-Ni, em meio marinho sintético, nas concentrações de 20000ppm e 80000ppm de íons de cloreto, na temperatura ambiente com e sem a presença de CO2 tem um melhor comportamento que os demais.
Os ensaios de corrosão foram realizados utilizando a técnica de curva de polarização anódica potenciodinâmica cíclica. Dessa forma, é possível obter parâmetros da corrosão, como potencial de proteção, potencial de pite, susceptibilidade ao pite e potencial de corrosão. Os ensaios de polarização anódica foram realizados na temperatura ambiente e em meio marinho sintético, com concentrações de íons de Cl- de 20000ppm e 80000ppm. As amostras foram submetidas a esses meios nas condições: solução aerada e solução saturada com CO2. O equipamento utilizado para esses ensaios foi um potenciostato. Os corpos de prova foram usinados na forma cilíndrica e foram embutidos em resina poliéster de cura a frio.
Observa-se que os potenciais de pite e de proteção diminuem com o aumento da concentração de íons cloreto no meio e a susceptibilidade ao pite aumenta, nas condições de solução aerada e solução saturada com CO2 , mostrando o efeito da concentração dos íons cloreto, pois, sendo um ânion de ácido forte, pequeno e de alta difusividade, é responsável por introduzir defeitos nos filmes passivos, levando a uma diminuição da faixa de potencial passivo.
O aumento da concentração de íons cloreto tende a levar a um aumento da susceptibilidade ao pite e a uma diminuição do potencial de pite e a proteção. Para as condições estudadas, esse aço apresentou melhor desempenho no meio marinho sintético com a presença de CO2 , para a concentração de 20000ppm de íons Cl- , na temperatura ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Necessidade, Inoxidavel, Corrosão, Pite, Concentração.
...