A Automatização Do Processo De Corrosão
Por: Ricardo Patricia • 13/7/2023 • Projeto de pesquisa • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 59 Visualizações
FACULDADE ENIAC
A AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE CORROSÃO.
ESTUDO DE CASO: WUTZL SISTEMAS DE IMPRESSÃO.
_____________________________________________
Ricardo Brito de Freitas
Douglas dos Reis
Orientador Acadêmico
Guarulhos
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 ..10
Figura 2 11
Figura 3 12
Figura 4 13
Figura 5 17
Figura 6 18
Figura 7 22
Figura 8 24
Figura 9 26
Figura 10 28
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 ..09
1. Introdução
A automação industrial de uma máquina/processo consiste essencialmente em escolher entre as diversas tecnologias que se encontram ao nosso dispor, as que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor maneira de interligá-las para garantir sempre a melhor relação custo/benefício na produção. A automação industrial é normalmente dividida em três níveis: nível de campo - constituído pelos elementos a controlar, como por exemplo os motores, e pelos elementos de detecção, exemplo os sensores; nível de controle - como o próprio nome indica, é o nível onde se encontram os elementos que vão controlar o processo, exemplo os autômatos e por fim o nível de supervisão – esse é composto pelos programas de interface homem-máquina e aquisição de dados, este nível não deve interferir diretamente no funcionamento do processo.
Outro ponto importante quando se faz a automação de uma máquina/processo é manter cautela quanto aos resultados iniciais, pois a adaptação de uma máquina/processo, na maioria dos casos, pode demorar um pouco, assim os grandes ganhos serão obtidos a longo prazo. Embora os lucros não cheguem de imediato, certamente um processo automatizado trará outros resultados positivos, um deles é a ergonomia. Para melhor compreensão se faz necessário uma viagem no século XVII quando o médico italiano Bernardino Ramazzini foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho.
No passado não se dava muita importância às doenças e lesões, hoje essa preocupação vem aumentando muito rápido, pois o sindicato e a própria empresa visam resultados e à saúde do colaborador.
Desse modo o operador, hoje, carrega em seu perfil a multifuncionalidade por ser responsável, em seu posto de trabalho, pela manutenção de seu equipamento, produtividade, qualidade, melhoria contínua, redução de custos, sugestões e outros aspectos que melhorem a condição da organização em que está inserido no mercado.
Resumo
Trata-se da elaboração de um projeto cujo o objetivo é reduzir ou eliminar a mão de obra, principalmente em etapas que trazem problemas de ergonomia, através de processos automatizados. O estudo está sendo desenvolvido em uma empresa que é fabricante de máquinas tampográficas, hot-stamping e heat-transfer, que tem como grande competência o acompanhamento de todo o processo, desde a venda até o fornecimento dos insumos necessários para o funcionamento do equipamento.
Toda a gama de insumos é trabalhada no setor de laboratório, onde se desencadeia o problema que iremos abordar nessa pesquisa. Um dos produtos que é manufaturado no setor é a fabricação de clichês que, devido à demanda de produção, é necessária uma programação maior de tempo, gerando custos não só com a espera do cliente, mas também com fretes para levar e retirar o material. Através do levantamento dos números produzidos atualmente, desde o volume em espera para produção e principalmente dos atrasos nas entregas foi possível identificar que a etapa de corrosão era o principal causador dos diversos problemas. Além da baixa produtividade, os clichês precisavam passar por um processo manual, o que acarretava em paradas nos processos manuais para que fosse possível reduzir as entregas urgentes.
Para a solução do problema foram efetuadas pesquisas para que fosse possível identificar um equipamento com maior capacidade produtiva e que efetuasse o processo de destaque automaticamente viabilizando assim a implantação do projeto.
Palavras Chaves: Aumento na produtividade, Implantação, Automatização.
2. Problemática
A empresa produz atualmente uma média de, mais ou menos 176 peças por mês, entretanto possui demanda superior ao que produz, fato esse que leva os clientes a procurarem serviços de terceiros, pois a grande maioria tem pressa em seus serviços, e em muitos casos os produtos podem ficar na fila por um ou dois dias, ou seja, a empresa está facilitando a vinda de entrantes para abocanhar uma fatia desse mercado.
Como recurso frente a baixa produção, em alguns casos a empresa precisou utilizar a terceirização de produção dos clichês, assim houve elevação nos gastos não programados, que são investidos em mão de obra indireta, além do frete, que também passou a ser abatido da receita. Mesmo com lucro reduzido, a empresa tornou-se obrigada a obter esse tipo de mão de obra, pois possui um comprometimento com o cliente, além do compromisso de manter a imagem da empresa sempre em alta.
Através dos dados coletados foi possível identificar que, devido à demanda e o volume de entregas, muitas delas com prioridade e/ou urgência, é preciso que se realize um processo de força-tarefa. O ponto inicial é realizar a aquisição ou fabricação de uma máquina para a realização da parte de corrosão, pois é a etapa crítica do processo. Segundo ponto é parar o restante da produção e
...