A CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Por: Marcus Gregory • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
LABORATÓRIO DE QUÍMICA II
MARCUS GREGORY DA SILVA CAFÉ
WENDELL MILHOME RIBEIRO
PRÁTICA Nº 2
CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Acarape-CE
2018
MARCUS GREGORY DA SILVA CAFÉ
WENDELL MILHOME RIBEIRO
PRÁTICA Nº 2
CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Relatório apresentado ao curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, como parte dos requisitos para obtenção da nota do Laboratório Química II.
Prof.ª: Rita Karolinny Chaves de Lima
Acarape-CE
2018
- Introdução
A cinética estuda a velocidade da reação química, e também as causas que intervém nesse processo. Algumas reações necessitam de superfície de contato, energia de ativação, e outras precisam de catalisadores. As reações podem ser de lentas à instantâneas.
A temperatura também influencia na reação, quanto maior a temperatura mais rápida vai ser a reação para endotérmicas. Quando se aumenta a temperatura significa que está aumentando a energia cinética das moléculas e assim aumenta a velocidade delas.
Quando se aumenta a concentração dos reagentes aumenta a velocidade da reação, pois assim tende a aumentar a velocidade da transformação química. O aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação.
Catalisador é tudo que facilita uma reação química a acontecer, o catalisador aumenta a velocidade da reação, mas não afeta a mesma que se mantém sem alteração. Geralmente o catalisador acelera a reação, ocasionando um sistema diferente para a reação. Exemplificando, hidrogênio e oxigênio são estáticos à temperatura ambiente, mas eles reagem velozmente quando expostos à platina, que é o catalisador da reação. Catalisadores químicos são muito importantes na indústria pois acelerando o processo gera menos gastos e se obtém um produto mais rápido e com as mesmas características de um feito sem um catalisador.
- Conclusão
Verifica-se diferentes tipos de velocidades nas reações químicas, que dependem de uso de catalisadores, a variação de concentração, superfície de contato e a temperatura.
Então concluímos que a cinética e equilíbrio químico não só estão presentes no nosso dia a dia em diversos tipos de reações, por exemplo, a oxidação do ferro (ferrugem) mas é uma área importantíssima para estudos para indústrias como a farmacêutica por exemplo. Conhecendo como a cinética química e o deslocamento podem intervir uma reação. Nós podemos reger para o que nós quisermos, tanto na aceleração de uma reação ou formação de mais produto.
...