TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPACTAÇÃO DO SOLO

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

COMPACTAÇÃO DO SOLO

Afonso Barbosa de Lima

Carlos Israel Nogueira Rocha Silva

Thayane Bezerra Araújo

Lucas Senna Rodrigues Agra

RESUMO

 

A compactação, segundo Das, Braja M, é a densidade do solo por meio da remoção de ar, o que requer energia mecânica. Com base na compactação é medido com base no peso específico seco e podemos fazer a curva de compactação. Durante a compactação a água atua como um agente de amolecimento de partículas. A compactação do solo é um efeito desejado em construções, por exemplo, de rodovias, descrita na Mecânica dos solos. Já para Caputo, a compactação se enquadra na categoria dos problemas relativos a “solos não saturados”, onde a mecânica dos solos se depara ainda com dificuldades e, até mesmo, com certa insegurança.

Palavras chaves: Compactação, solos, peso, curva

ABSTRACT

The compaction, according to Das, Braja M, is the density of the soil through the removal of air, which requires mechanical energy. Based on the compaction is measured based on the specific dry weight and we can do the compaction curve. During compaction the water acts as a particle softening agent. Soil compaction is a desired effect in constructions, for example, on highways, described in Soil Mechanics. As for Caputo, the compaction falls into the category of "unsaturated soil" problems, where soil mechanics is still difficult and even insecure.
Keywords: Compaction, soil, weight, curve

INTRODUÇÃO

A compactação consiste no processo mecânico que, através de uma aplicação repetida e rápida de cargas ao solo, conduz a uma diminuição do seu volume, e, portanto, a uma diminuição do índice de vazios e a um aumento do peso volume seco. Esta redução de volume é resultado, sobretudo, da expulsão de ar dos vazios do solo, não ocorrendo significativa alteração do teor em água nem alteração do volume das partículas solidas durante a compactação. A compactação provoca um aumento do grau de saturação visto que o volume de vazios sofre uma diminuição por expulsão do ar, não é possível, verificando- se que fica sempre algum ar aprisionado entre os grãos de solo. O solo fica num estado denso assim dificulta a passagem da água, ou seja, torna-se menos permeável.  Segundo Caputo a compactação de um solo ele melhora várias características, não só a resistência como a permeabilidade, compressibilidade e absorção d´agua. Nesse processo os solos são divididos em dois grupos (granulares e coesivos). Em qualquer um deles, apenas no teor de umidade ótima se atinge a máxima massa específica seca, que está ligado a maior resistência do solo. No brasil foi normalizado a norma ABNT/NBR 7182/86 que nela explica todo o ensaio de Proctor normal, no ensaio diz que deve-se usar, um cilindro metálico de volume 1000 cm³, usar três camadas de solos cada camada compactada com 26 golpes, utilizando um soquete de 2,5kg e caindo de uma altura de 30,5cm

MATERIAIS E METODOS

O ensaio de compactação de Proctor normal foi realizado dia 07/05/2018, no laboratório de engenharia civil da Unifacisa,.

Nosso maior objetivo era ver como é realizado o ensaio e traçar a curva de compactação que essa curva nos mostra pontos para qual o ys é máximo. A curva de compactação do solo é determinada pelo ensaio de Proctor, normal ou modificado, amplamente empregado na engenharia civil.

 Primeiramente usamos um cilindro com o peso de 1.896,86 g e a base, colocamos o solo no cilindro com três camadas cada camada socamos o solo com 26 golpes que a norma nos orienta. Colocamos o solo a mais no cilindro para termos a exatidão da compactação. Na terceira camada ate o colarinho, que ele nos ajuda na sustentação da compactação.  

Depois separamos quatro amostras e pesamos eles já compactados com o peso de 4012,63g, 4084,82g, 4074,61g ,4016,02g em seguida retiramos 50g das quatro amostras para que elas fossem para a estufa para que aí posarmos traça nosso objetivo no ensaio.

Na tabela a seguir mostra os valores das 4 amostras do solo úmido e seco.

Peso do solo úmido (g) + Peso da capsula (g)

Peso do solo seco (g) + Peso da capsula (g)

66,77

62,28

64,87

59,80

67,41

60,41

66,22

58,91

Com esses resultados obtidos no laboratório, podemos fazer nossa curva de compactação e ver como aquele solo estava se comportando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com