A COMPARAÇÃO ENTRE TRAÇÃO ELÉTRICA E DIESEL-ELÉTRICA
Por: igor.domo • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.775 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
COMPARAÇÃO ENTRE TRAÇÃO ELÉTRICA E DIESEL-ELÉTRICA
IGOR DOMO (220442-0)
São Paulo
2018
SUMÁRIO[pic 1]
1. LOCOMOTIVAS 3
1.1. Definição 3
1.2. Tipos de Locomotivas 3
1.2.1. Elétrica 3
1.2.2. Diesel-Elétrica 4
2. COMPARAÇÃO ENTRE TRAÇÃO ELÉTRICA E DIESEL-ELÉTRICA 6
2.1. Vantagens e Desvantagens da Tração Elétrica 6
2.2. Vantagens e Desvantagens da Tração Diesel-Elétrica 6
2.3. Tabela Comparativa 6
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. LOCOMOTIVAS
O primeiro carro a vapor sobre trilhos foi criado por Richard Trevithick no País de Gales, em 1804. A invenção conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros a uma velocidade de 8 km/hora. Esta locomotiva, por ser muito pesada para a linha-férrea não teve grande sucesso.
Logo após, George Stephenson apresentou a locomotiva “Blucher” em 1814 e fundou sua empresa, sendo esta a fábrica pioneira de locomotivas no mundo. Desta fábrica, foram criadas as locomotivas para a primeira ferrovia pública, a Stockton & Darlington Railway.
No Brasil, a história ferroviária começa com a construção da primeira ferrovia por incentivo do empresário Irineu Evangelista de Souza e em 1854 foi inaugurada. Na Estrada de Ferro Mauá, como ficou conhecida, rodavam locomotivas produzidas na Inglaterra pela empresa William Fairbain & Sons.
- Definição
Uma locomotiva trata-se de uma máquina (a vapor, elétrica, de motor a diesel, etc...) montada sobre rodas, destinada a rebocar um comboio de carros ou de vagões sobre trilhos.
- Tipos de Locomotivas
Dentre os tipos de locomotivas, existem três principais: a vapor, elétrica e diesel-elétrica.
- Elétrica
São assim chamadas, pois a locomotiva obtém o esforço mecânico necessário ao deslocamento através de motores elétricos instalados internamente e alimentados por fontes externas.
De uma forma geral, as locomotivas elétricas captam a energia da rede aérea por um pantógrafo, ou do terceiro trilho por uma sapata lateral, e através de equipamentos de controle alimenta os motores de tração localizados internamente.
Podem ser classificadas em relação ao sistema de tração elétrica:
- Sistema de corrente contínua com baixa tensão (1500 V) ou alta tensão (1500 a 4000 V);
- Sistema de corrente alternada, podendo ser monofásica ou trifásica, sendo a primeira mais utilizada.
A primeira locomotiva elétrica foi apresentada pelo engenheiro alemão Werner Von Siemens em 1879, na Exposição Industrial de Berlim. A idéia foi difundida rapidamente, sendo que vários países da Europa adotaram este tipo de locomotiva.
No Brasil, a tração elétrica foi empregada pela primeira pela Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro em 1892, e pela E. F. do Corcovado em 1910. Em 1922 iniciou-se a eletrificação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e em 1937 da Central do Brasil, nas linhas de subúrbios no Rio de Janeiro.
Embora muito utilizada no Brasil inicialmente, a tração elétrica vem sendo desativada devido aos equipamentos obsoletos e altos custos de manutenção dos equipamentos fixos, sendo utilizada apenas em sistemas de transporte metropolitano. A única linha de carga em operação é a cremalheira da MRS na Serra do Mar, em São Paulo, como mostra a figura 1.
[pic 2]
Figura 1 - Locomotivas elétricas de cremalheira Hitachi, da MRS.
Atualmente, a maioria das linhas brasileiras opera com corrente contínua a 3.000 V, e com terceiro trilho com corrente contínua a 750 V. Na E. F. do Corcovado a corrente é alternada trifásica, a 750 V.
- Diesel-Elétrica
Este tipo de locomotiva obtém o esforço mecânico através de um motor térmico, ou seja, um motor de alta compressão nos cilindros que utiliza como combustível o óleo diesel derivado do petróleo. A transmissão, entretanto, é movida a motor elétrico e daí o nome diesel-elétrica.
Nas locomotivas diesel-elétricas, o motor diesel aciona um gerador que produz a energia elétrica destinada aos motores de tração localizados nos truques e acoplados às rodas motrizes por engrenagens, como mostra a figura 2. Especialmente a partir da década de 1970 passou-se a utilizar o alternador, produzindo corrente alternada a ser retificada e enviada aos motores de tração de corrente contínua, sendo amplamente utilizada no Brasil desde então. Uma tecnologia mais recente é a dos motores de tração a corrente alternada já comum em diversas ferrovias da América do Norte.
[pic 3]
Figura 2 - Esquema de uma típica locomotiva diesel-elétrica.
As primeiras locomotivas diesel-elétrica surgiram no final do século XIX, mas devido ao tamanho e peso excessivos e dificuldade de transmissão do movimento e do torque às rodas, não tiveram aplicação comercial no início.
Em 1925, a General Electric lançou uma locomotiva diesel-elétrica de manobras e, a partir deste momento, este tipo de tração se tornou um sucesso, podendo-se destacar nas ferrovias de transporte pesado de cargas dos EUA, praticamente eliminando as locomotivas a vapor após a década de 1950.
...