A COMUNICAÇÃO DO CLP
Por: Paulo Seixas • 22/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 190 Visualizações
Universidade Federal de São João del Rei
ENGENHARIA MECATRÔNICA
Professor Mário Cupertino
Manual Prático Elipse Scada
Alunos:
Paulo Henrique Martins Seixas - 154400007
Thais Nascimento - 114450049
Ouro Banco
Dezembro 2015
COMUNiCAÇÃO DO CLP
Com o CLP e computador tendo o IP fixo, vamos configurar o RSLinx, o qual também faz parte do pacote de instalação da Rockwell Software, para iniciar comunicação do PLC com o computador. Para isso, deve-se abrir o programa do “RSLinx Classic” e ir ao menu Communications → Configure Drivers
[pic 1]
Em seguida, adicionar o modelo do driver a ser instalado, selecione o tipo “ Ethernet devices”, e depois “ Add New”.
[pic 2]
Aparecerá uma janela, na qual deve- se informar o IP do PLC, geralmente informado no MICA quando já configurado anteriormente, e clique em OK.
Após essa ultima etapa, o PLC já está pronto para ser utilizado, e pode ser visto através de Communications → RsWho. Verifique se está tudo conectado como esperado.
[pic 3]
Abrir o RSLogix 5000 e criar um novo projeto, clicando em File -> new, em seguida, inserir o modelo do CLP que será utilizado, assim como a versão. Digite um nome para seu projeto, no campo “Name” e no campo “Create In” estará a localização de onde será salvo seu projeto no seu computador.
[pic 4]
Em seguida, deve-se ir em Communications → Who Active, no qual deve-se procurar a comunicação realizada no RsLinx, selecioná-la e clicar em Go Online. Após clicar em Go Online, uma nova aba se abrirá e, portanto, deve-se clicar em Download, e assim será estabelecida a comunicação do PLC e do RSLogix 5000.
AQUISIÇÃO DE DADOS DOS TRANSDUTORES DIGITAIS
Conectar o sensor digital escolhido a alguma entrada digital no CLP do modulo de ensino MICA.
[pic 5]
O cabo marrom (VCC) e azul (GND) são responsáveis pela alimentação do sensor e o cabo preto é responsável pelo envio de dados, que no caso de dados digitais é 0 ou +24V.
O cabo marrom vai na alimentação do MICA e o azul no GND. O cabo preto vai no “i+” do módulo digital, e um cabo ligando o GND do módulo digital ao GND do MICA.
Caso queira usar o sensor digital disponível no MICA, a ligação fica ainda mais fácil:
[pic 6]
Basta ligar o 24v na alimentação do MICA, o azul na entrada digital do MICA e o preto no GND.
Após a correta conexão dos cabos dos sensores podemos criar uma variável na linha de programação, na linguagem desejada e endereçá-la corretamente quanto ao ‘slot’,‘canal’ e ‘porta’ tal dispositivo foi conectado ao terminal do módulo.
Deve-se fazer o processo de comunicação do PLC com o RSLogix 5000. Deve-se criar o contato digital na linguagem Ladder, no RSLogix 5000, com o correto endereçamento ao modulo MICA. Pode ser uma simples entrada referindo-se ao sensor e uma saída que ativará quando o sensor for ativado.
AQUISIÇÃO DE DADOS DOS TRANSDUTORES ANALÓGICOS
Para conectar o sensor analógico ultrassônico, devemos encontrar alguma entrada analógica do módulo MICA. A conexão dos cabos amarelos, dos dispositivos sensores da Rockwell, junto ao módulo de ensino MICA deve ser da seguinte forma:
O cabo marrom (VCC) e azul (GND) são responsáveis para alimentação do sensor e devem ser conectados no MICA no local correspondente.
Já o cabo preto é responsável pelo envio de dados, que neste caso de dados analógicos serão os valores de corrente entre 4 a 20mA.
O terminal V/I (amarelo) do cartão analógico deverá estar conectado ao GND da “fonte de alimentação”. O cabo marrom do cabo no VCC da fonte, o azul no GND da fonte. O cabo preto do cabo deverá ser conectado ao “i+” da entrada analógica no MICA.
[pic 7]
[pic 8]
A ligação dos cabos para os sensores de temperatura ocorre de forma diferente ao do sensor ultrassônico. A diferença é que o cabo azul será conectado ao terminal do módulo MICA referente ao modulo de entrada analógica do tipo corrente (i+), pois os valores dos sinais analógicos também variará entre 4 e 20mA. O cabo preto não será utilizado nesta conexão de sensor. O terminal V/I do cartão analógico deverá estar conectado ao GND da “fonte de alimentação”.
Verifique no RSLogix, na aba “Controller Organizer”[pic 9]
se todos os módulos analógicos foram adicionados e constam os slots no item “Expansion I/O”. Caso contrário deve se criar um módulo analógico.
Clique com o botão direito do mouse sobre o item “Expansion I/O” no final da aba “Controller Organizer” e selecione New Module.
Ao selecionar o New Module deverá ser escolhido o modelo do cartão de entradas e saídas analógicos, escolha a opção “1769-IF4XOF2” 4 canais de entrada analógica e 2 canais de saída analógica, e clique em OK.
Será possível visualizar informações do cartão adicionado, como o modelo selecionado, fabricante, o slot em que ele foi adicionado. Existem outras duas abas denominadas de Input Configuration e Output Configuration, onde será possível habilitar a entrada e saída desejada no cartão. Habilite as 4 entradas da Input configuration selecionando as caixinhas.
Clique em OK, o novo modulo será adicionado ao Controller Organizer do RSLogix, assim os sensores analógicos poderão se comunicar perfeitamente com o software RSLogix.
Faça novamente o processo de comunicação do PLC com o RSLogix 5000, fazendo o download.
Agora vamos criar uma variável endereçada ao terminal do modulo MICA em que o referido sensor foi conectado. Entretanto, vamos passar para a calibração do sensor para melhor performace.
CALIBRAÇÃO DOS SENSORES
Um método rápido e eficiente para a calibração dos sensores é utilizando-se um bloco chamado SCP (Scale Parameters). Com esse bloco é possível converter os sinais de engenharia fornecidos pelos sensores ao CLP, em sinais de medida real.
...