A Captação de sinais bioelétricos
Por: itinhomoura • 23/1/2018 • Relatório de pesquisa • 1.566 Palavras (7 Páginas) • 408 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE[pic 1]
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA
DISCIPLINA: EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES 1
Ítalo Gustavo de Lira Moura
Julio Cesar da Silva Olimpio
Krsna Murari de A. Rodrigues
Lucas H. Veloso de Santana
Nádia Miranda Lima
Prática 2: Captação de sinais bioelétricos
Recife, 2017
Ítalo Gustavo de Lira Moura
Julio Cesar da Silva Olimpio
Krsna Murari de A. Rodrigues
Lucas H. Veloso de Santana
Nádia Miranda Lima
Prática 2: Captação de sinais bioelétricos
Relatório científico completo apresentado como
requisito parcial para obtenção de aprovação
na disciplina de Equipamentos Médico-Hospitalar 1
(EMH 1) na Universidade Federal de Pernambuco.
Prof.Marilú Gomes
SUMÁRIO
- Resumo
- Introdução
- Objetivo
- Materiais
- Descrição
- Resultados e Discussões
- Considerações Finais
- Referências
1. Resumo
Esta segunda prática da disciplina Equipamentos Médicos Hospitalares 1 consistiu na montagem de um protótipo de circuito cuja finalidade é obter sinais bioelétricos, ao nosso grupo foi proposta a aferição dos sinais oculares. Tais princípios são base do funcionamento de um eletrooculograma (EOG), donde os sinais em questão são capturados do paciente e analisados pelo profissional de saúde da maneira que lhe for pertinente.
2. Introdução
Nesta prática foram empregados os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre sinais bioelétricos ,amplificadores operacionais e filtros, aplicados em um circuito para captação e análise de sinais elétricos via interação do mesmo com o circuito montado em laboratório.
3. Objetivo
Geral : O objetivo deste trabalho foi a captura de sinais bioelétricos utilizando um circuito simples contendo resistores, capacitores e amplificadores operacionais . Ficamos encarregados de obtermos os sinais bioelétricos referente aos estímulos oculares, procedimento conhecido como eletrooculograma (EOG).
Específico: Sendo assim, foi utilizado um circuito elétrico, onde o mesmo capturava através de eletrodos sinais bioelétricos na região ocular. Utilizamos 3 eletrodos, onde o circuito compara sinas de dois eletrodos com o sinal do terceiro eletrodo, esse terceiro é a nossa referência, equivalente ao Terra no projeto.Para isso tínhamos elementos ao longo do circuito que exerciam funções específicas, seja ela de capturar os sinais nas entradas do amplificador de instrumentação, seja ela a função de fazer a subtração dos sinais obtidos e retornar os valores amplificados , isso na saída do amplificador de instrumentação.
4. Materiais
Segue abaixo os componentes que foram necessários para a montagem do circuito da segunda prática da disciplina de EMH 1:
- 1 Protoboard;
- Capacitores: 6x 100nF, 1x 220nF;
- Resistores: 1x 13k, 1x 27k, 1x 27,44k, 1x 154,7k, 1x 153,75k, 1x 2,28k, 1x 3,885k, 1x 17,36M, 4x 6,02k, 1x 3,04k, 1x 3,09k, 1x 58,7.
- 2 LM 324;
- 3 cabos elétricos de conexão;
- 3 eletrodos de captura de sinal.
5. Descrição – Diagrama esquemático
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
5.1 Amplificador
Objetivando obter a captura e ampliação dos sinais bioeletricos o nosso amplificador de instrumentação foi montado sobre os três primeiros dos quatro amplificadores do LM324. Os três amplificadores estava dispostos na forma: pinos 1,2,3 , 4,5,6, e 12,13 e 14 respectivamente, da Figura 2. Sendo assim o amplificador 3 , cujo pino é dado pela figura por 12,13 e 14, tem a função de subtração dos 2 sinais e em seguida , em sua saída, o valores dos sinais subtraídos são amplificadas em torno de 100 vezes, segundo a equação do ganho dado para um amplificador de instrumentação : A =( 2*Rx/R)+1 , conforme podemos observar na figura 3.
O LM324 foi alimentado com +Vcc = 12V e -Vcc = -12V.
[pic 7]
Figura 2 - Pinos de conexão do LM324
[pic 8]
Figura 3 – Amplificador de instrumentação
5.2 Subtrator
Para obter a diferença entre os sinais capturados nos amplificadores 1 e 2 do LM324 usamos de um amplificador subtrator, cuja configuração está explicita na Figura 4. Tal configuração subtratora permite subtrair os sinais de entrada no amplificador, mediante ajuste dos resistores envolvidos.
[pic 9]
Figura 4 - Circuito amplificador
...