A Centralização Da TI Como Fator De Risco
Artigos Científicos: A Centralização Da TI Como Fator De Risco. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilopes29 • 3/12/2014 • 260 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
Resumo: A centralização da TI como fator de risco
O texto “A centralização da TI como fator de risco”, de George Matias, analisa o desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) durante os últimos tempos, demonstrando a importância da área nas empresas. Porém, o autor destaca a preocupação com a centralização dos processos tecnológicos, fazendo com que os gestores dependam dos profissionais da área.
O diretor da M2 Solution confirma essa preocupação através dos gestores que o procuram em busca de soluções para as dificuldades de transição na área de TI. Sistemas como ERPs, de mensageria e de colaboração costumam ser os mais centralizados. O autor pondera que os gestores, quando se trata de tecnologia, focam, somente, nos benefícios que ela pode trazer e nas ferramentas que utilizam e afirma que é mais fácil encontrar esta situação nas Pequenas e Médias Empresas.
O autor sugere que a TI dever ser vista como um departamento estratégico, ou seja, deve ser acompanhado de perto pelos gestores, buscando diminuir / extinguir os prejuízos na produtividade. Ele ressalta a importância dos gestores participarem ativamente da contratação desses serviços e da inclusão da área de TI nos processos de auditoria. Ao fazer parte dos processos de auditoria, fica mais fácil identificar e resolver os problemas da área.
Por último, Matias recomenda as empresas que estão começando ou que tem a conveniência de reestruturar o departamento, a escolherem tecnologias que não necessitam de infraestrutura física e a registrarem os processos de TI minuciosamente. O autor também aconselha as empresas a contratarem uma consultoria especializada, buscando descentralizar os processos de TI.
...