A Ciência dos Materiais
Por: Marianne Stella • 29/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 70 Visualizações
ATIVIDADE 2
- Descrever suscintamente as características que diferem os quatro tipos de materiais básicos do ponto de vista atômico, das suas propriedades e aplicações.
Os quatro tipos de materiais existentes são: compósitos, metálicos, cerâmicos e poliméricos. Existem distintas características que diferenciam os quatro tipos de materiais básicos são, destacando-se de maneira inicial a distribuição espacial dos átomos e os tipos de ligações. Os tipos de ligações são responsáveis por conferir aos materiais características de resistência mecânica, maleabilidade, condutividade elétrica, ductilidade e condutividade térmica. Quanto à distribuição espacial dos átomos existem as conformações cristalinas e as amorfas. As estruturas amorfas apresentam estrutura de átomos desordenada. Nas estruturas cristalinas, os átomos estão organizados de forma regular e repetitiva. As estruturas cristalinas podem ser diferidas pelo tipo de célula unitária (existem 7 tipos); pelo arranjamento dos átomos dentro das células unitárias, forma geométrica da estrutura e raio atômico e quantidade de estruturas cristalinas apresentando ou não polimorfismo.
De acordo com as características de seus átomos, de suas conformações, ligações e interações, os materiais podem apresentar diferentes valores de resistência mecânica, maleabilidade, condutividade elétrica, ductilidade e condutividade térmica, que são fatores decisivos na determinação de aplicação e uso dos materiais. De acordo com a necessidade de uso de algum material, a definição do mesmo se dá a partir da avaliação de suas características.
Os materiais compósitos possuem em sua composição dois ou mais materiais, e, apresentam duas fases, sendo elas a matriz com material continuo e disperso com fibras. Os materiais metálicos podem se classificados como ferrosos e não ferrosos,;possuem estrutura cristalina, são bons condutores energia e de temperatura; apresentam grande resistência e são deformáveis. Os cerâmicos podem ser metálicos ou não metálicos, como óxidos, nitretos e carbetos; são isolantes de energia e temperatura; apresentam grande resistência mecânica e são frágeis. Por fim, os poliméricos são constituídos de materiais orgânicos, apresentam baixa condutividade elétrica e baixa densidade.
- Citar quatro tipos de materiais avançados, e para cada um deles defina as suas características distintas.
Os materiais avançados podem ser, por exemplo, eletrônicos, inteligentes, cerâmicos, metálicos e nanomateriais.
Como material eletrônico tem-se como exemplo as telas de computadores e ímãs permanentes, que são materiais feitos através da tecnologia, que possibilita a criação de materiais menos tóxicos, com menor custo e boas propriedades.
Os materiais inteligentes são materiais que tem como características a sensibilidade e a resposta a estímulos externos (luz, tensão, energia elétrica, temperatura, umidade, etc.), podendo alterar suas características, estruturas, propriedades e funções.
Os materiais cerâmicos podem ser aplicados na construção de motores mais potentes, que não “fervem” facilmente, e também de bombas de combustível melhores, que aguentam pressões mais elevadas. Existem diversas vantagens desses materiais, sendo elas: menor tamanho, menor peso, fácil integração à tecnologia do circuito, baixa voltagem de operação, alta velocidade e possibilidade de fabricação de estruturas em nível microscópico.
Os metálicos podem ser representados pelos vidros metálicos, que possuem propriedades como plasticidade e alta resistência mecânica. Como exemplo de emprego, tem-se, por exemplo, o uso em aeronaves e carcaças de equipamentos eletrônicos.
As nanofibras são materiais que possuem dimensões menores do que 100 nm. Eles podem ser metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos, eletrônicos, orgânicos, etc. Por exemplo, tem-se as nanofibras de celulose, que são fibras que apresentam dimensões muito reduzidas e estão presentes em itens como: fibras têxteis, revestimentos e embalagens e eletrônica orgânica. Elas servem como reforço de polímeros usados em bens de consumo.
- Calcular a massa atômica e o número de nêutrons para os seguintes elementos químicos: K, Mo, Pt, Hg, P.
- K
- Massa atômica do K
[pic 1]
[pic 2]
- Número de nêutrons do K
[pic 3]
[pic 4]
- Mo
- Massa atômica do Mo
[pic 5]
[pic 6]
- Número de nêutrons do Mo
[pic 7]
[pic 8]
- Pt
- Massa atômica do Pt
[pic 9]
[pic 10]
- Número de nêutrons do Pt
[pic 11]
[pic 12]
- Hg
- Massa atômica do Hg
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
- Número de nêutrons do Hg
[pic 16]
[pic 17]
- P
- Massa atômica do P
Só existe o fósforo na natureza, com 100% de ocorrência, então sua massa é 30,97 u.
- Número de nêutrons do P
[pic 18]
[pic 19]
- Fazer o diagrama de Linus Pauling e a distribuição eletrônica para os seguintes elementos químicos: K, Mo, Pt, Hg, P.
- K
1s²
2s² [pic 20]
3s² [pic 21]
4s¹
- Mo
1s²
2s² [pic 22]
3s² [pic 23][pic 24]
...