A Compactação de Solos
Por: Ana Elza • 1/2/2017 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Segundo Caputo (1987) um solo é considerado estabilizado naturalmente quando sua curva granulométrica é similar a uma curva de solos bem graduados.
A relação entre as frações granulométricas presentes no solo influenciam diretamente no seu comportamento.
Solos com pouco finos possuem estabilidade a partir do contato grão a grão, tem baixa densidade, permeabilidade elevada e trabalhabilidade difícil. Os solos que possuem finos suficientes para preencher os vazios apresentam alta densidade, baixa permeabilidade, moderada dificuldade de compactação e resistência ao cisalhamento relativamente alta. Já os solos que possuem grande quantidade de finos possuem baixa densidade, são considerados impermeáveis, porém com boa trabalhabilidade (DAS, 1999; PINTO, 2006).
A compactação de solos pode ser definida como sendo um fenômeno que consiste basicamente na redução do índice de vazios obtida por meio da ação de uma força mecânica (DNIT, 2006).
O objetivo da compactação é transformar o solo natural em um material mais denso com o aumento do seu peso específico. Como consequência, o solo adquire melhoras significativas em suas propriedades, destacando-se o aumento da resistência ao cisalhamento, da capacidade de suporte, e a redução do índice de vazios, da permeabilidade, da contração e da compressibilidade (GUEDES MELLO, 1985, DAS, 1999).
De acordo com Rodríguez e Mejía (1992) a energia de compactação é uma variável que exerce uma grande influência sobre o solo, porém em geral, não é fácil a determinação da energia de compactação ideal.
Souza Junior (2005) mostra que ao modificar a energia de compactação em um solo espera-se que quanto maior a energia aplicada, maior é o peso específico seco máximo obtido. No entanto, a energia de compactação se perde é maior comparada com o aumento da densidade. Ao aplicar as energias internormal e intermodificada (DERT/CE, 1994 apud SOUZA JUNIOR, 2005) pode-se alcançar uma densidade muito próxima à especificada, porém com menor gasto de energia de compactação.
Em laboratório é possível realizar ensaios variando a energia para obter a melhor resposta do solo. Através da curva de compactação pode-se determinar a umidade ótima e o peso específico seco nas mais variadas energias (DAS, 1999).
...