A Computação Gráfica
Por: Igor Trindade • 4/4/2022 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Tarefa 02
- A partir de uma imagem RGB, implemente uma rotina para achar sua versão em tons de cinza. Considere nesta questão que o tom de cinza de cada pixel será simplesmente a média aritmética dos valores dos seus três canais cromáticos (R, G, e B). Ao final, arredonde os valores obtidos para os pixels sejam números inteiros.
[pic 1]
Imagem original
[pic 2]
Imagem em tons de cinza
[pic 3]
- Crie uma rotina para calcular e exibir o histograma de uma imagem de tons de cinza.
A imagem usada foi a saída em tons de cinza da questão 1.
[pic 4]
Histograma
[pic 5]
- Implemente a transformação de intensidade
[pic 6]
Ajuste o valor de K para que os valores dos pixels resultantes g (x, y) continuem no mesmo intervalo dos valores dos pixels da imagem de referência f (x, y), ou seja [0; 255]. Teste para dois valores de (um maior que 1 e outro menor que 1) _a escolha. Para cada, mostre a imagem de referência, a imagem resultante, o histograma da imagem de referência, o histograma da imagem resultante e gráfico das funções de mapeamento (as duas funções no mesmo gráfico, se quiser).
A imagem usada foi a entrada da questão 1.
[pic 7]
[pic 8]
Para um gama igual a 3 a imagem passa por um escurecimento. Como é possível notar pelo histograma, quase todos os pixels estão próximos de 0.
[pic 9]
[pic 10]
Para um gama igual a 1/3 a imagem passa por um clareamento. Como é possível notar pelo histograma, há um aumento no número de pixels com valores mais distantes de zero, e consequentemente mais claros.
[pic 11]
[pic 12]
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