A Conclusão Relatório
Por: Gippalma • 13/12/2020 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Conclusão
No experimento realizado observa-se que é de grande importância, ao realizar uma dissolução de sólidos em líquidos, conhecer o coeficiente de solubilidade do soluto, pois apenas através dele se sabe a quantidade de soluto capaz de ser totalmente dissolvida em certa quantidade de solvente . Caso seja adicionada uma quantidade superior à prevista pelo coeficiente a solução será saturada e possivelmente terá formação de precipitado (LeMay; Brown;Bursten;Burdge,2005,p.451). Também é preciso levar em consideração a temperatura da solução nesse processo, porque como foi visto em laboratório, conforme a solução é aquecida o coeficiente de solubilidade tende a aumentar, fazendo com que mais soluto seja dissolvido e tornando a solução, antes era saturada com corpo de fundo, em supersaturada; logo em seguida ao resfriarmos a mesma solução formaram-se cristais novamente. Isso se deve principalmente ao fato de que “a quantidade de soluto possível de ser dissolvida pelo solvente é proporcional à temperatura” (Infoescola).
Por fim, um detalhe importante de ser observado é que, no caso do KNO3, o processo de dissolução é endotérmico, visto que houve uma troca de calor entre a solução e o tubo de ensaio (ambiente), deforma que a reação absorveu calor dos outros dois e o tubo de ensaio resfriou-se. Se tivéssemos uma reação exotérmica ocorreria o contrário (Brasil Escola).
Bibliografia
Brown, T. L.; Lemay, H. E. Jr.; Bursten, B. E.; Burdge, J. R. Química-A Ciência Central. 9.ed.São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2005. p.451.
Cardoso, M. Saturação de soluções. Infoescola. Disponível em:< https://www.infoescola.com/quimica/saturacao-de-solucoes/> Acesso em: 24/05/2019.
Fogaça, J. Processos endotérmicos e exotérmicos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm> Acesso em: 24/05/2019.
...