A Construção Civil
Por: Carolinemota • 28/2/2017 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Na Construção Civil ainda podemos encontrar muitos desperdício pelo fato de que quase todas as atividades desenvolvidas pelo setor geram resíduos como entulhos, a sustentabilidade tem ocupado cada vez mais essa nossa área. Além de beneficiar ecologicamente a utilização de matérias trazem novas alternativas para engenheiros, decoradores e viabiliza financeiramente os donos.
Nos dias de hoje ser sustentável deixou de ser unicamente a preocupação com o meio ambiente, e sim preocupar com o futuro de milhões de pessoas. É necessário para a preservação do meio ambiente, redução de custo e consumo de energia na produção de materiais e componentes de construção.
Como o setor da Construção Civil esta totalmente ligada ao meio ambiente procurou mostrar nesse trabalho uma maneira que mostrasse todo tipo de utilização de matérias existente dentro de uma obra que poderiam ser jogado fora. E para que as medidas propostas sejam tomadas por empresários e órgãos competentes, minimizando assim consumo de recursos matérias, maximizando a reutilização dos mesmos e proteger o meio ambiente. Além de gerar riscos sanitários principalmente no descarte indevido.
É fundamental implementar a minimização e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos, com participação da sociedade na busca de soluções, visando à redução dos riscos sanitários e ambientais, à melhoria da qualidade de vida e da saúde das populações e ao desenvolvimento sustentável. (GÜNTHER, 1999)
Considerando os possíveis problemas gerados pelos entulhos na Construção Civil o objetivo dessa pesquisa será analisar estatísticas da utilização desse resíduo e trazer proposta para reutilização ou descarte correto nesse tipo de material, assim favorecendo a estática cada vez melhor para a nossa cidade.
De pequenas reformas domiciliares a grandes obras, cada brasileiro produz por ano cerca de meia tonelada de resíduo de construção civil, segundo o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac). Matérias que não vão ser utilizados na obra terminam sendo espalhados pelas cidades, entopem bueiros, causam assoreamento e envenenamento dos rios e inclusive enchentes.
É espero desta pesquisa minimizar a porcentagem de desperdício realizada na Construção Civil, mostrando métodos que podem ser utilizados.
2 REVISÃO DE LITERATURA
O entulho se apresenta na forma sólida, com características físicas variadas e dependem do seu processo gerador, podendo apresentar-se tanto em dimensões e geometrias já conhecidas dos matérias de construção, tanto em forma e dimensões irregulares, como pedaços de madeira, argamassas, concretos, metais, plásticos, etc. (ZORDAN, 2001)
A reciclagem na construção civil tem como beneficio a redução da poluição; por exemplo para a indústria de cimento, que reduz a emissão de gás carbônico utilizando escória de alto forno em substituição ao cimento portland (JOHN, 1999)
A produção de grandes volumes de materiais de construção e a atividade de canteiro – construção, manutenção e demolição - são responsáveis por cerca de 20 a 30% dos resíduos gerados pelos países membros da União Europeia (MURAKAMI et al. 2002). Este percentual corresponde a um valor compreendido entre 221 e 334 milhões de toneladas por ano (VAZQUEZ 2001). Nos EUA, segundo a agência ambiental americana, são gerados aproximadamente 136 milhões de toneladas de Resíduos de construção e demolições por ano (EPA 1998).
...