A Construção Civil
Por: taynarap. • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
- Qual o objetivo do sistema de abastecimento público de água?
- Quais os tipos de mananciais disponíveis para o abastecimento público?
- No Brasil, qual a portaria (Lei) responsável por definir os padrões de potabilidade das águas para consumo humano?
- Quais as finalidades do tratamento de água?
- Cite e descreva os processos de purificação da água.
- Qual o coagulante mais utilizado no processo de tratamento de água?
- Quais as finalidades da decantação?
- Diferencie filtros lentos e filtros rápidos.
- Quais os produtos utilizados para reduzir os efeitos corrosivos da água na tubulação?
- Qual o objetivo da fluoretação da água?
RESPOSTAS
1)Conjunto de obras equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade. Essa água fornecida pelo sistema deverá ser, sempre que possível, em quantidade suficiente e da melhor qualidade do ponto de vista físico, químico e biológico.
2) Manancial de abastecimento público é a fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas.
3) Considerando o Decreto nº 79.367, de 9 de março de 1977, que dispõe sobre normas e o padrão de potabilidade de água;
4) Finalidades higiênicas: Remoção de bactérias, protozoários, algas e outros microorganismos. Remoção de matéria orgânica. Remoção de substâncias nocivas.
Finalidades estéticas: Correção de cor, turbidez, sabor, odor.
Finalidades econômicas: Adequação da qualidade da água visando reduzir a manutenção nas redes de distribuição devido a efeitos corrosivos, ou desgaste, entupimentos na tubulação.
5) Aeração: Adição de oxigênio à água. Esta etapa pode ser utilizada para atender diversos objetivos. Por exemplo, a oxidação do ferro, remoção de gases e substâncias voláteis.
Coagulação e Floculação: A coagulação é o processo químico que visa aglomerar impurezas que se encontram em superfícies finas em estados coloidal em partículas que possam ser removidas pelo processo de decantação ou filtração.
Em geral são empregados os seguintes reagentes:
- Hidróxidos gelatinosos, como hidróxido de ferro e de alumínio.
- Álcalis para remover e manter a alcalinidade do processo. Geralmente são utilizadas substâncias como hidróxido de cálcio, carbonato de cálcio.
Outros agentes podem ser utilizados com a finalidade de aumentar a eficiência do processo. Exemplo: Silica Ativack Polieletrólitos; argila (ex: bentonita).
A preparação da água para esse processo compreende 3 etapas distintas:
-Mistura rápida
-Formação dos flocos
- Desenvolvimento e condicionamento dos flocos.
Decantação: É um processo dinâmico de separação das partículas sólidas suspensas na água.
A decantação é atingida reduzindo a velocidade da água, permitindo a movimentação das partículas mais pesadas para o fundo do tanque de decantação.
Filtração: Consiste em fazer a água atravessar uma camada porosa, de forma a reter as partículas e impurezas.
Desinfecção: A desinfecção das águas para fins de abastecimento constitui medida que, em caráter corretivo ou preventivo, deve ser obrigatoriamente adotada em todos os sistemas públicos.
Tratamento por contato: Consiste em promover o contato da água com o leito do material pré-determinado a fim de reter substâncias indesejáveis presentes nas águas.
Controle de corrosão: Adição de determinados produtos na água a fim de minimizar o efeito corrosivo.
6) O sulfato de alumínio é o mais utilizado entre os coagulantes.
7) A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado.
...