A Construção Civil
Por: Núbia Maitana • 7/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 96 Visualizações
Para esta segunda etapa da disciplina Introdução à Engenharia Civil, o aluno deverá responder às perguntas a seguir. O resultado dessa atividade servirá como uma direção ao aluno, preparando-o para a segunda prova da disciplina.
- De que se trata a locação da obra. Qual a sua importância?
Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno em que será realizada a obra. Nesta etapa define-se o local exato onde será construída a edificação dentro do terreno e a marcação da fundação.
- Como pode ser feita o gabarito da obra para locação?
Os cavaletes são constituídos por duas pernas de madeira cravadas no solo e uma travessa pregada sobre elas. Nos cavaletes, previamente alinhados conforme o projeto, são esticadas linhas para determinar o alinhamento de fundações e, em seguida, inicia-se a abertura das valas.
- Quais os tipos de escavações em obras?
Escavação manual e mecânica.
- Nas instalações provisórias, quais as preocupações iniciais o engenheiro civil deve estar atento?
O melhor partido para a entrada e saída de materiais, equipamentos e de mão de obra;
Altura e largura dos portões, indicando o sentido de fluxo, quanto às circulações para agregados, mercadorias embaladas, visitantes, trabalhadores, fiscalização;
Devem ser definidas também as áreas de manobra e a necessidade de guaritas para os controles cadastrais e físicos.
- Qual a função do tapume em um canteiro de obra?
Um tapume tem como função primaria delimitar a área de trabalho, onde também fica o canteiro de obras. Entretanto, este material quase sempre será descartado ao final de seu uso, significando despesas sem completo retorno.
- Levando em consideração a Lei Municipal nº 1.398/1987, de Ponte Nova/MG, quais as exigências para o tapume?
Art. 11. Aprovado o projeto e expedido o alvará de construção, a execução da obra deverá ser concluída dentro de 1 ano, viável a revalidação.
Art. 12. Será obrigatória a colocação de tapume, sempre que se executarem obras de construção, reforma ou demolição, no alinhamento da via.
§ 2º Os tapumes deverão ter altura mínima de 2 metros, e poderão avançar até a metade do passeio, quando não prejudicar a segurança do pedestre.
§ 3° Nas edificações, a partir do primeiro andar, será obrigatória a colocação de proteção para a via pública e laterais.
Art. 13. Não será permitida, em hipótese alguma, a ocupação da via publica com material de construção, salvo na parte interior limitada pelo tapume.
Parágrafo único. Não se considera ocupação da via pública o tempo suficiente para retirar o material de construção necessário à obra.
- Apresente os tipos de tapumes mais comuns em canteiros de obra e suas características.
Tapume OSB: o OSB é uma sigla para Oriented Strand Board, que pode ser traduzido para Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Trata-se de uma placa de madeira com tiras dispostas sempre na mesma direção. Este tipo de tapume é sustentável e reciclável.
Tapume compensado: o compensado, por sua vez, é produzido a partir de lâminas de madeira que são prensadas em alta pressão e temperatura, e apresenta qualidade inferior às placas de OBS.
Tapume metálico: é produzido a partir de telhas de aço galvanizado, um material anticorrosivo e com alta durabilidade, oferecem maior durabilidade às intempéries.
Tapume ecológico: produzido com materiais recicláveis, possui longa vida útil, é reutilizável, não corrosivos e mais resistente que as outras opções.
Tela tapume plástica: as telas tapumes são telas fabricadas com polipropileno virgem e com alta pigmentação, que proporciona melhor visualização.
Tela tapume tecida: é produzida por polietileno de alta densidade 100% monofilado, o que proporciona uma maior resistência da tela em relação às telas de tapume comum.
- O que são consideradas áreas de vivência em um canteiro de obra?
Instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, ambulatório e área de lazer.
- Quais as exigências mínimas para o uso de um container destinado a alojamento?
É necessário que possuam uma ventilação natural de no mínimo 15% da área do piso, composta de pelo menos duas aberturas, preferencialmente cruzadas e que permitam circulação eficaz de ar no ambiente, garantindo condições de conforto térmico, além de um pé direito mínimo de 2,40 m.
- Quais as exigências mínimas para o uso de alojamento de madeira?
O alojamento deve ter área mínima de 3,00 m² por trabalhador alojado. Para cada modulo, deve existir circulação, cama e um armário, podendo ter duas camas na vertical. Também é obrigatória água potável, filtrada, junto ao alojamento.
- Chaparia e apontadoria são destinadas a quê no canteiro de obra?
Local de aferição de ponto para controle de entrada e saída dos diversos profissionais prestadores de serviço, sejam estes vinculados à empresa principal ou atuem em atividades complementares, deverá ser posicionado junto aos acessos à obra e perto do escritório, visando à guarda da documentação e ao mapeamento do fluxo de operários e colaboradores do empreendimento.
...