A Construção civil
Por: Natgcampos20 • 8/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.609 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 2]
CONSTRUINDO O ANTIGO
A Grande estupa de Sanchi
Natália Guimarães Campos
Abril, 2018
INTRODUÇÃO
Considerada um patrimônio munidal da UNESCO desde 1989 a grande estupa de Sanchi forma um dos santuários budista mais antigo que se tem noticia. Foi construída cerca de 45Km de Bhopal, na Índia atual, durante a dinastia Sunga que suscedeu um período de grande insatisfação popular. Asoka foi o primeiro imperador desta autocracia religiosa baseada no budismo.
Para construir a estupa era nescessário que os discípulos de Buda procurassem locais auspiciosos, a construção era precedida de uma cerimônia geomântica, orientada por sacerdotes onde, através do lançamento de punhados de areia num plano, visualizavam-se mensagens divinas que orientavam sua construção. Sanchi foi contruida em uma área murada no alto de uma colina, com belas vistas das planícies abaixo, a mesma compreende um grupo de monumentos budistas.
As proporções para a construção da estupa foi rigorosamente matemática, com um domo em forma de hemisfério, feita de tijolo, albergando relíquias do Buda, com um terraço levantado como base, e uma vedação no topo a rodear um chatra, símbolo auspicioso em forma de pára-sol. Asoka levou para a Índia construtores proeficientes na arte da alvenaria de pedra, que até então não havia sido utilizada para a construção de estupas (era utilizada madeira até então). Ele também fez com que as estradas que levam até o santuário fossem marcadas com colunas altas com ensinamento budista.
Mais tarde, no período do reino Shunga (185 – 75 a.C.), a simples estupa original foi ampliada e novos santuários foram criados. Visando uma maior durabilidade, a estupa passou a ser revestida de tijolos e pedras.
Acreditase que quando descoberto havia 600 anos em que o templo estava abandonado e foi pelo General Taylor em 1818 que veio a tona. As escavações para a sua descoberta começaram de forma desorganizadas até que o “Archaeological Survey of India” interviu e assumiu o controle. De acordo com que a vegetação era retirada desconbria-se um complexo arqueológico mais notável da Índia.
PRIMEIRA ETAPA: PENSAR
Buda não construiu nenhum espaço em particular para orações, mas seus discípulos construíram santuários para dar forma permanente à sua religião. Os primeiros santuários foram criados após a morte de Buda. Depois de cremado, seus restos mortais foram divididos em dez lugares associados à sua via e ensinamento. Para marcar esses lugares, um simples morro de pedra e terra, conhecido como estupa, foram erguidos sobre as relíquias.
Assim, motivado em mudar o mundo através do “Dharma”, e a fim de difundir os ensinamentos do Buda, Ashoka construiu pilares em muitas partes do Império. Sobre estes pilares de pedra, a mensagem do budismo foi esculpida para que todos possam ler. Em muitos lugares importantes budista, ele construiu estupas. O mais famoso destes é estupas de Sanchi. Ashoka enviou prega a outros países como o Sri Lanka e Mianmar. As pessoas desses países tornaram-se seguidores do Budismo. Na época, o budismo tornou-se uma das religiões mais importantes da Ásia.
A estupa de Sanchi é uma das edificações Budistas mais antigas que funcionaram como cercos ou divisas. Foram construídas para abrigar relíquias, para que lá às pessoas encontrasem uma ligação com o mundo espiritual, e pudessem refletir sobre suas ações, e também foi feita para trazer os ensinamentos budistas. Eram feitas de paredes de adobe cobertas com uma cúpula hemisférica. Um portal e um caminho em volta da cúpula provavelmente faziam parte de um circuito de meditação. Independentemente de serem sítios religiosos ou seculares, sempre houve ênfase no movimento através de um espaço, que poderia ser meditativo ou alegórico, no caso de um sítio religioso, ou uma expressão de poder, como era a sequência de espaços que levavam à sala do trono em Persépolis, a capital da antiga Pérsia.
SEGUNDA ETAPA: CRIATIVIZAR
A estupa de Sanchi possui uma forma esferica, circundada por uma abóbada, é uma das estruturas de pedra mais antigas da Índia, a cobertura da estupa foi construída para proteger os restos de um Buda, e a mesma foi a primeira estupa construída de pedra, com ojetivo de ser mais resistente que as estupas já existentes. Portas esculpidas, portas com esculturas de histórias, escadas adicionais e uma plataforma de nível superior foram adicionadas em centenas de anos desde a construção inicial do memorial em 300 aC.
Ela possui uma coluna de pedra com mais de 12 metros de altura, esculpido com éditos de Buda. Ao sul da coluna existe uma estupa de tijolo precoce sobre 20 metros de diâmetro e coroado com pedra; um corrimão de madeira o circunda. Ele consiste em um gigantesco montículo de arenito rodeado de pórticos sumptuosos com muros de pedras.
A cúpula Hemisférica possui medidas de 36,6 metros de diâmetro e 16,46 metros de altura, ela fica em um pedestal em forma de hemisfério incompleto, e acima dela tem uma espécie de guarda-chuva de pedra triplo rodeado por uma grade de pedra retangular. Sua estrutura compacta contrasta com o intrincado conjunto de grades e portas, com o plinto caiado e a cúpula de um branco brilhante, e as portas e grades pintadas de vermelho translúcido, e a superfície da estupa decorada com guirlandas. É especialmente famoso devido o trabalho decorativo extraordinariamente rico sobre os quatro portais monumentais que fornecem acesso. Posicionado quase exatamente em consonância com os quatro pontos cardeais,
A figura 1 ilustra a estrutura principal da estupa de Sanchi.
[pic 3]
Figura 1: Iustração estrutural da estupa
TERCEIRA ETAPA: PROJETAR
Utilizar no máximo duas páginas e no mínimo uma página.
Utilizar fonte Arial, tamanho 12 e 1,5 de espaçamento entre as linhas.
O conteúdo do texto deve discutir os seguintes pontos:
- Onde está localizada a obra? Sugestão: utilize a ferramenta do Google Maps ou Google Earth para obter as imagens e a posição geográfica. A Figura 2 é um exemplo de um resultado.
- Na época da construção foram utilizadas estruturas complementares como almoxarifado, cozinha, sala de apoio ou outras? Insira na planta baixa a disposição das estruturas.
- Cite quais os projetos técnicos foram necessários e justifique a necessidade de cada um.
[pic 4]
Figura 2: Localização da pirâmide e estruturas complementares
QUARTA ETAPA: EXECUTAR
Utilizar no máximo duas páginas e no mínimo uma página.
Utilizar fonte Arial, tamanho 12 e 1,5 de espaçamento entre as linhas.
O conteúdo do texto deve discutir os seguintes pontos:
...