A Culpabilidade do Processo
Por: tmrscp • 8/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 403 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
A análise da capacidade avalia a uniformidade do processo, comparando a variabilidade do processo com as especificações do produto. É uma ferramenta importante do processo DMAIC para eliminar a variabilidade, especialmente no passo da análise, mas também pode ser útil no passo seguinte (melhoria).
A caracterização de um produto ocorre quando estão disponíveis algumas unidades do produto, obtidas a partir do fornecedor, mas o analista não observa diretamente o processo de produção e não conhece a forma como o produto é feito. O verdadeiro estudo da capacidade inclui a observação direta do processo, o conhecimento das etapas da produção e o controlo direto da recolha de dados.
Neste tipo de análise é frequentemente usado o Six-Sigma em que os limites de tolerância do processo, superior e inferior, correspondem, respetivamente, a
Limite Inferior= média - 3,[pic 1]
Limite superior=média + 3.[pic 2]
[pic 3]
Fonte: Montgomery pagina 346 (2009)
O cálculo do índice da capacidade do processo, Cp, corresponde ao nível de compatibilidade existente entre o processo e as especificações, e é dado pela diferença dos limites superior e inferior das especificações a dividir pela variação do processo (6σ), sendo que σ corresponde ao desvio padrão,
Cp= .[pic 4]
Este índice indica a capacidade que o processo tem para produzir peças em que apenas 0.27% das peças se encontrarão fora do limite de tolerância do processo.
A capacidade do processo é usada para prever a resposta do processo às restrições, assistir designer de produtos a modificar o processo, ajudar no processo de monitorização e controlo, identificar equipamento antiquando e renovar equipamento para uma melhor performance, definir um melhor planeamento das fases do processo e, por ultimo, reduzir a variabilidade que deve ser o primeiro e principal foco.
A percentagem da banda de especificação usada pelo processo corresponde a,
.[pic 5]
Se o processo não tiver limites superior ou inferior de especificações, o índice da capacidade é dado por,
Cps= quando existe apenas limite superior,[pic 6]
Cpi= quando existe apenas limite inferior.[pic 7]
Capabilidade
A analise da capacidade não considera a posição da média relativamente às especificações, isto é, indica se são produzidas peças dentro do limite de tolerância pré-estabelecidos. Esta apenas considera o desvio das especificações, não ajustando a media ao processo. É necessário um parâmetro que centre o processo em torno da média,
Cpk=min (Cps, Cpi).
A partir desta fórmula podem ser retiradas algumas conclusões. Se Cp=Cpk então o processo é centrado na média. Se o valor de Cpk for inferior ao de Cp o processo encontra-se descentrado.
...