A DILATAÇÃO DE SÓLIDOS E DILATAÇÃO SUPERFICIAL
Por: Patrick Passos • 1/11/2017 • Resenha • 851 Palavras (4 Páginas) • 410 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA - CAIC
DISCIPLINA: FÍSICA
ALUNA:
DILATAÇÃO DE SÓLIDOS
DILATAÇÃO SUPERFICIAL
MOSSORÓ-RN
NOVEMBRO 2010
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA - CAIC
DISCIPLINA: FÍSICA
ALUNA: FRANCISCA CLEIDIANE DE BRITO
DILATAÇÃO DE SÓLIDOS
DILATAÇÃO SUPERFICIAL
Trabalho direcionado ao departamento de Física da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia – CAIC, localizada no bairro Abolição IV, Mossoró – RN, ministrado pelo Prof°.: José Maria, para obtenção de nota parcial da disciplina de Física do semestre.
MOSSORÓ-RN
NOVEMBRO 2010
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................................................... 04
- DILATAÇÃO SUPERFICIAL DOS MATERIAIS ............................................... 05
- EXEMPLO DE APLICAÇÃO ............................................................................. 06
- ANEXOS ............................................................................................................ 07
- CONCLUSÃO .................................................................................................... 08
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 09
- INTRODUÇÃO
No presente trabalho irei expor a pesquisa realizada sobre a Dilatação linear, superficial e volumétrica dos Materiais como ocorre e como pode ser calculada, apresentando sua formulação, e exemplos, para o melhor entendimento.
Dilatação dos sólidos
A matéria no estado sólido tem forma própria e volume definido, pois as suas moléculas estão fortemente ligadas entre si e apresentam um movimento mínimo, praticamente estacionário. Ao aquecer um sólido, como uma barra de ferro ou uma esfera metálica, ele se dilata em todas as direções.
A maioria dos objetos aumenta de tamanho quando aumentamos sua temperatura, sendo que os sólidos que melhor se dilatam são os metais, principalmente o alumínio e o cobre.
Por que os sólidos se dilatam?
A dilatação térmica dos sólidos ocorre porque, quando um corpo absorve calor, a agitação térmica de suas moléculas torna-se mais intensa, o que provoca um aumento na temperatura desse corpo. Ao aumentar a agitação térmica, aumenta a amplitude de vibração de cada átomo e, desta forma, o volume necessário para acomodar as moléculas de um material em alta temperatura será maior do que o volume ocupado pelos mesmos átomos quando o corpo está em temperaturas mais baixas.
O aquecimento leva os sólidos a se dilatarem em todas as direções, porém, às vezes a dilatação predomina numa só direção, a chamada dilatação linear. Quando duas direções são predominantes ou notadas, tem-se a dilatação superficial, e quando a variação é importante em termos de comprimento, altura e da largura, considera-se a dilatação volumétrica.
- DILATAÇÃO SUPERFICIAL DOS MATERIAIS
Na dilatação superficial (superfície = área, logo, neste caso temos duas dimensões). A dilatação do comprimento e da largura de uma chapa de aço é superficial. Se um disco ou chapa com um furo central dilatar, o tamanho do furo e da chapa, aumentam simultaneamente.
Ou seja, é aquela em que predomina a variação em duas dimensões, isto é, a variação da área.
Consideremos uma placa de área inicial Si, à temperatura inicial ti (Figura 1), aumentado a temperatura da placa para tf, sua área passa para Sf (Figura 2).
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
A experiência mostra que [pic 5]S (Variação Superficial) é proporcional a Si e [pic 6]t (variação da Temperatura).
Logo: [pic 7]S = Si . [pic 8] . [pic 9]t
Onde β é chamado de coeficiente de dilatação térmica superficial do material que constitui a placa, ele é igual a duas vezes o valor do coeficiente de dilatação térmica linear (α), veja: β = 2α.
...