A Descoberta dos Adiamantes
Por: Eric Ferreira • 20/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 312 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
CEEFMTI Bráulio Franco
Adriani Lima, Bianca Carvalho, Camila de Paula, Naiara Cassa, Patrícia Diniz, Pedro Carlos.
A descoberta dos diamantes
Muniz Freire – ES
2018
Em minas gerais além da descoberta do ouro, em 1729, o governo português ficou sabendo das jazidas de diamantes encontradas onde é a atual diamantina. As primeiras descobertas ocorreram no início do século XVIII. Logo o brasil se tornou o primeiro produtor moderno de diamantes do mundo.
De início a extração era livre, o imposto cobrado era o quinto, mas, não demorou muito para pensarem em outra forma de cobrar já que a antiga era fácil de burlar. Então anularam todas as concessões de terras e proibirão a exploração do ouro. O governo português transformou a extração de diamantes em seu direito, e quem fosse pego explorando sem autorização podia ser exilado para a angola.
A permissão para explorar as minas só foi dada em 1739, onde era paga uma quantia fixa a coroa, essas pessoas na época eram chamadas de contratadores e utilizavam da força do trabalho escravo na exploração das minas. O distrito diamantino foi criado em 1743 com o intuito de evitar o contrabando no qual os dragões de minas era um grupo de pessoas responsável por reprimir qualquer tentativa de contrabando.
Rafael Pires Pardinho que na época era o responsável, impôs um isolamento em relação a outras colônias, ninguém poderia sair sem a devida autorização, mas, o valor da venda de diamantes era altíssimo tanto que os próprios funcionários do rei contrabandeavam as pedras. O Ciclo do Diamante no Brasil durou cerca de 150 anos, da segunda metade do século XVIII até o final do século XIX.
Os diamantes e outros recursos foram tomados da nossa terra como a madeira, e ouro, no qual percebemos que não passávamos de uma colônia de exploração, onde grande parte das nossas riquezas foram tomadas de nosso país.
...