J. J. Thomson, na época da descoberta do elétron
Trabalho acadêmico: J. J. Thomson, na época da descoberta do elétron. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fladis • 11/6/2013 • Trabalho acadêmico • 1.357 Palavras (6 Páginas) • 645 Visualizações
O descobridor do elétron
O físico britânico Joseph John Thomson descobriu em 1897 o elétron, partícula elementar de carga negativa, e contribuiu de modo significativo para a revolução científica do século XX mediante o conhecimento da estrutura do átomo.
J. J. Thomson, na época da descoberta do elétron
Joseph John Thomson nasceu em Cheetham Hill, perto de Manchester, Inglaterra, em 18 de dezembro de 1856. Filho de um livreiro, tinha apenas 14 anos quando ingressou no Owens College de Manchester, atual Victoria University, onde freqüentou cursos de física experimental. Em 1876, obteve bolsa de estudos para o Trinity College, no qual colou grau em matemática em 1880. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de pesquisador no laboratório de Cavendish e, sob a supervisão de James Clerk Maxwell, empreendeu as primeiras pesquisas sobre eletromagnetismo. A qualidade de seu trabalho valeu-lhe a eleição para membro da Royal Society em 1884 e o acesso à cátedra de física no laboratório de Cavendish.
Em 1897, Thomson sintetizou seus estudos na idéia segundo a qual a matéria, quaisquer que sejam suas propriedades, contém partículas de mesmo tipo cuja massa é muito menor que a dos átomos dos quais elas são parte. Essa linha de pensamento levou à descoberta de um corpo menor do que o átomo do hidrogênio, e disso resultou a identificação das partículas que denominou corpúsculos, depois conhecidas como elétrons. Thomson demonstrou experimentalmente sua teoria ao comprovar a existência desses corpúsculos nos raios catódicos, depois da passagem da corrente elétrica através de um tubo que continha vácuo. Ampliou esse conceito em 1903 ao propor um modelo de luz constituído por partículas emitidas de modo descontínuo, antecipando a teoria dos fótons formulada por Einstein.
O tubo de raios catódicos simples, usado por J. J. Thomson.
Thomson ganhou o Prêmio Nobel de física em 1906 por suas pesquisas sobre condução de eletricidade através dos gases. Dois anos depois foi sagrado cavaleiro da coroa britânica. Passou a integrar o corpo docente do Trinity College em 1918. Como professor e diretor do laboratório de Cavendish, exerceu intensa atividade científica e de magistério. Sua principal obra é Conduction of Electricity Through Gases (1903; Condução de eletricidade através dos gases), na qual reúne os resultados de suas pesquisas. Joseph John Thomson morreu em Cambridge, Inglaterra, em 30 de agosto de 1940.
Fonte: mundofisico.joinville.udesc.br
Energia eletrostática e seu uso na industria e residência
Máquina Eletrostática, ou Gerador Eletrostático
São dispositivos mecânicos que produzem eletricidade estática, Normalmente desenvolvem tensões altíssimas com baixa corrente elétrica . Transformam a energia mecânica em energia eletrostática.
Máquina Eletrostática de Holtz.
Fonte: Wikipédia,
Pinturas Eletrostáticas
Pintura eletrostática a pó.
A tinta é pulverizada na peça através da pistola eletrostática e a peça é levada para a estufa.
Pintura eletrostática liquida.
A pistola gera uma tensão no momento que a tinta é transferida para a peça
Kit de medição de eletrostática
Função: Verificar a existência e diferenciar as cargas elétricas em corpos eletrizados. Uso em laboratório
Coifa com sistema Eletrostático, eliminador de fumaça e odor (acima de 300 odores), atravé da ozonização do ar
Pelica de proteção de tela de celular, adere através da eletrostática
Eliminador de eletricidade estática
Aspirador eletrostático
Para sugar partículas menores do que 20 micrômetros porque essas partículas ficam firmemente presas às superfícies pela força eletrostática.
Aplicador eletrostático
Para melhorar a aparência, de uma vegetação artificial da grama de uma maquete.
Escova Eletrostática
Para limpeza de tecidos, excelente para retirar partículas e sujeiras de roupa e tecidos
SENSOR DE CARGA ELETROSTÁTICA
Fonte: google eletrostática.
Thomas Edison
Thomas Alva Edison, seu pai foi Samuel Edison marceneiro, e carpinteiro e negociante de imóveis, e sua mãe foi Nancy Eliot Edison, ex-professora canadense, tem a cargo sete crianças, das quais três falecem ainda pequenas. Thomas é o mais novo, e, por isso, sua mãe lhe dedica especial atenção. Na escola, a única da cidadezinha, o rapaz tinha problemas. Seu professor, o padre Engle, dizia que ele "tem o bicho no corpo, que é um coça-bichinhos estúpido, que não pára de fazer perguntas e que lhe custa a aprender". Além disso, o garoto recusava-se a fazer as lições. Vão-se três meses de aulas e Thomas Edison deixa a classe. Nunca mais voltaria a frequentar uma escola. A mãe toma a seu cargo a educação do menino e ele, por seu lado, aprende o que mais lhe interessa. Acaba por devorar todos os livros da mãe com temas sobre ciência. Monta um laboratório de química no sótão e, de vez em quando, faz tremer a casa.
Arranja, entretanto,
...