A ELETRICIDADE APLICADA – TRABALHO EM GRUPO
Por: Matheus Phillipe Temponi • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 367 Visualizações
ELETRICIDADE APLICADA – TRABALHO EM GRUPO 1
Integrantes: Graziele Siqueira Souza, Matheus Temponi e Raquel Couto
1) Um GMG – Grupo Motor Gerador foi instalado em um hospital para proporcionar back-up de energia elétrica caso o fornecimento da CEMIG seja interrompido. Onde é instalado seu regulador de velocidade, no gerador ou no motor?
No motor, pois desta forma, o controlador sabe a rotação em que o motor se encontra e pode atuar para mantê-la no set point programado.
2) Na distribuição de energia elétrica, como a CEMIG faz para fornecer 380 V para alimentar uma potente máquina de solda instalada no laboratório de engenharia mecânica da PUC Minas?
Foi necessário a PUC Minas comprar e instalar transformador para o laboratório.
3) Um liquidificador 127/220V foi ligado na rede da CEMIG em 220 V e depois em 127 V. Qual é sua rotação em cada caso?
4) Suponha que quatro geradores de uma usina da CEMIG trabalham com 300 RPM. Quantos polos tem cada máquina?
RPM = [pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Cada máquina tem 24 polos.
5) Qual é a amplitude da tensão em uma tomada de 127 V quando a onda estiver no seu valor máximo? E no seu valor mínimo?
Em uma tomada de 127V, o valor de pico, ou máximo, da tensão é de 179V. E seu valor mínimo é -179V.
6) O valor ou amplitude eficaz de uma onda senoidal é aquele equivalente ao de uma CC (corrente contínua) de mesma amplitude. É correto então afirmar que um secador de cabelo ligado em uma tomada de 127 V recebe energia continuamente?
7) Se você observar a rede de distribuição de energia na rua, vai constatar que o condutor do neutro é mais fino que os condutores das fases, resultando menor custo de instalação. Porque a CEMIG pode usar um condutor de neutro mais fino?
Em circuitos trifásicos quanto maior for o equilíbrio das cargas menor será a corrente no neutro. Quando as correntes que estão circulando entre os condutores de fase elas estão defasadas 120° entre si (no caso de cargas equilibradas), a corrente no neutro tende a ser zero, porque a soma vetorial das outras três correntes defasadas a 120° tende a ser zero.
8) Uma residência é alimentada pela CEMIG com serviço bifásico de 220 V. Podemos ligar em um banheiro um chuveiro de 127 V? Se for possível, esquematizar a ligação.
9) O SEP do Paraguai usa 50 Hz, mas o do Brasil usa 60 Hz. O Paraguai é dono de metade da Usina de Itaipu, a segunda maior do mundo atualmente. Logo, o Paraguai não usa toda sua capacidade de geração e exporta sua energia excedente para o Brasil. - Podemos interligar diretamente os geradores do Paraguai com os geradores do Brasil? - Se não for possível, como podemos fazer para usar a energia comprado no Paraguai?
10) No slide 26, identificar todos os componentes instalados na distribuição de energia. Quantas ligações para alimentação de consumidores podem ser identificadas?
11) O slide 5 mostra a Usina Hidrelétrica de Jaguara, da CEMIG. Identificar na fotografia cinco itens ou construções distintas que compõem as instalações da usina.
12) Notar o slide 6 que a medição de energia está sendo realizada no poste e não nas dependências do consumidor. Isto oferece algumas vantagens. Qual seriam elas?
Os modelos analógicos, presentes na maioria das residências, indicam a quantidade consumida, mas não o horário em que o consumidor gastou a energia. Além de permitir a cobrança por horários, os medidores eletrônicos, instalados diretamente na rede de alta tensão (no poste) inibe fraudes. Eles são instalados fora da residência do usuário, o que dificulta o gato. A leitura do consumo mensal é feita de maneira remota e não mais dentro da casa do consumidor.
13) Qual é a duração de um ciclo de tensão na rede da CEMIG? E de um ciclo de corrente?
14) O sistema da CEMIG é equilibrado?
Sim, o sistema da CEMIG é equilibrado pois o tipo de ligação de uma casa deve ser pensado para que a divisão de carga seja a mais equilibrada possível.
15) Analisar a seguinte afirmativa e responder se ela é verdadeira ou falsa. Justificar sua resposta. “Em uma carga Y, a corrente no neutro é sempre zero”.
A corrente de neutro, IN, é a soma dos fasores das correntes de fase e apenas em sistemas perfeitamente equilibrados, defasados de 120º entre si, a corrente de neutro é igual à zero.
...