Trabalho de Eletricidade Aplicada
Por: Matheus Phillipe Temponi • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
ELETRICIDADE APLICADA – TRABALHO 1
Alunas: Camila Araújo Morandi, Claudia Aparecida, Vitoria Zanini
1) No laboratório de manutenção de uma empresa é preciso fabricar um resistor de fio com 3Ω de resistência ôhmica para reparar um instrumento. Dispõe-se de um fio com liga de cobre que apresenta resistividade de 1,7 x 10-6 Ω⋅m, possuindo bitola de 0,027mm. Quantos metros deste fio são necessários para fabricar o resistor de 3Ω?
Dica: Ver Parte 3 do curso. Ver material sobre resistividade no SGA. Ver livro Eletricidade Básica
[pic 1]
Sendo:
R=Resistência elétrica (Ω)
ρ= Resistividade (Ω.m)
L= Comprimento (m)
A= Área transversal ([pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
2) Responder....
- Suponha que uma usina de grande porte para geração de eletricidade vai ser instalada na região central de Minas. Você optaria por energia eólica ou fotovoltaica? Justificar sua resposta!
A radiação solar na região central de Minas Gerais varia de 4,5 a 6,5 kWh/ que é muito boa para produzir energia solar. Além disso, Minas é cercada por mares de morros e assim, não possui tantos ventos como, por exemplo, uma cidade litorânea. Sendo assim, a usina deve implantar uma geração de eletricidade fotovoltaica.[pic 7]
- Qual é a diferença principal entre um painel fotovoltaico e um coletor solar?
A diferença principal entre um painel fotovoltaico e um coletor solar é que os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica. Já os coletores solares transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para aquecimento por exemplo de água.
3) Responder...
- Qual dos gráficos abaixo representa a tensão em uma tomada de 127?
[pic 8]
- Fazer no espaço seguinte o gráfico da tensão em uma tomada de 220 V.
4) Explicar com detalhes e figuras auxiliares a importância e o funcionamento do condutor PE na proteção contra choques elétricos.
O condutor PE é importante na proteção contra choque elétricos pois se esse condutor não estiver instalado, o ser humano por ser capaz de conduzir eletricidade ao encostar nas instalações elétricas está sujeito a levar um choque. Com isso, com o condutor PE instalado irá conduzir as correntes de fuga ou de falta para o eletrodo de aterramento, oferecendo um percurso alternativo para os elétrons existente no interior dos condutores. O condutor de proteção PE tem maior potencial para condução e assim minimizará os efeitos do choque na pessoa.
Na figura 1 mostra-se um motor elétrico adequadamente aterrado em que o caminho da corrente de retorno vai para a terra através do condutor PE no circuito de alimentação.
[pic 9][pic 10]
Na figura 2 devido a um defeito ou interrupção do circuito do condutor PE, uma pessoa que tocar a carcaça do motor durante a falta de proteção, estará sujeita ao choque elétrico pois vai estabelecer um percurso para a corrente de retorno através dela.
Figura 1: Condutor PE interrompido
[pic 11]
5) Um motor elétrico de 127 V tem eficiência de 75% e está fornecendo 1 HP. Qual é a corrente exigida pelo motor?
...