A ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA
Por: CESAR SILVIO REZENDE JUNIOR • 20/5/2021 • Bibliografia • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS SENADOR CANEDO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSO
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA
SILVIO CÉSAR DE REZENDE JÚNIOR
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL E OUTRAS ENGENHARIAS DE FORMA AMPLA- TIRANDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DA ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE X DA CAROLINA DO SUL (EUA) E DO ENSINO BRASILEIRO
Senador Canedo, 2021
SILVIO CÉSAR DE REZENDE JÚNIOR
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL E OUTRAS ENGENHARIAS DE FORMA AMPLA- TIRANDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DA ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE DA CAROLINA DO SUL (EUA) E DO ENSINO BRASILEIRO
Projeto de pesquisa apresentado ao Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu do Instituto Federal de Goiás. Especialização em docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.
Senador Canedo, 2021
SUMÁRIO[pic 2]
1 | INTRODUÇÃO...................................................................................... | 4 |
2 | OBJETIVO................................................. | 8 |
3 | METAS E JUSTIFICATIVA............................................................................. | 9 |
8 | REFERÊNCIAS................................................................................................ | 14 |
Introdução
Um dos princípios do ensino de engenharia é conseguir desenvolver o profissional de forma que este seja devidamente treinado para resolver problemas. Com a inclusão maior de discentes com experiência profissional e cultural variada, a necessidade de um ensino multidisciplinar, a pressão na redução da sobrecarga de professores lecionando a mesma disciplina, exige à busca de inovação pedagógica e ao emprego de métodos de ensino que sejam cada vez mais eficazes (Gouveia, 2017)
Com o desenvolvimento das indústrias e inovações tecnológicas, o mercado de trabalho tem exigido por profissionais cada vez mais qualificados e que supram as demandas com eficiência. Mas para tanto, é requerido um modelo que se encaixe neste cenário para formação dos novos engenheiros. Trata-se desta forma, de discutir estas mudanças apresentadas pela sociedade que vem refletindo no mundo atual, e inseri-las no processo de formação do profissional de engenharia (Silva & Cecílio, 2007).
Com as mudanças constantes do mercado de trabalho, cenários mundiais e imposições de adequações nestes profissionais, mostra-se evidente a necessidade de inclusões de novas influencias nas futuras formações de engenheiros. Já que os profissionais na ativa estão se adequando e descobrindo com a vivência em suas próprias carreiras profissionais, e vendo a extrema necessidade de se adequarem. Tendo em vista, que o ensino de engenharia ainda está aquém de um modelo adequado da atualidade, e exige sempre uma atualização como em qualquer outra área de atuação.
Para que ocorra esta melhoria, Silva & Cecílio, 2007, sugerem uma mudança no modelo de ensino tradicional, que embase o ensino nas experiências de profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os autores acreditam ainda, que estas medidas e sua absorção da noção das competências pelas instituições de ensino sejam um reflexo do mundo do trabalho.
Com a pandemia, podemos ver este reflexo de mudanças e adequações destes profissionais nas diferentes corporações e empresas. (Você pode incluir algo da sua experiência atual aqui disto q citei! Quais foram suas adaptações, o que teve que aprender, habilidades, experiências, erros e acertos e etc) Aqui neste parágrafo você vai tentar comparar as mudanças que você notou no cenário atual com a pandemia
Para que haja assimilação destas mudanças supracitadas, a incorporação dependerá de fatores externos que extrapolam o âmbito acadêmico, e este processo é lento. Pois estas medidas dependem ainda das políticas públicas que orientam e norteiam a formação dos docentes e dos recursos direcionados às instituições que as gerenciam (Silva & Cecílio, 2007).
A ideia é propor ações que analisam os conteúdos programáticos dos cursos de engenharia que poderiam ser mantidos ou incrementados. Com a união destes métodos tradicionais já utilizados e eficientes no ensino da engenharia, com métodos inovadores e atuais.
...