A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO
Artigo: A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rpsilva • 31/3/2014 • 827 Palavras (4 Páginas) • 2.452 Visualizações
Resumo
TEXTO SOBRE A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO, LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO.
As rápidas e profundas transformações que o mundo assiste diariamente vêm fazendo com que os administradores públicos sintam a necessidade de mudar para oferecer serviços de qualidades aos cidadãos usuários. Essa mudança deve ocorrer no mesmo ritmo em que a sociedade que está inserida se transforma. Dessa forma é preciso ter clareza e convicção da necessidade de se aderir às novas situações e de se atender as necessidades que surgem a cada dia.
De acordo com Prevé apud Bennis os administradores líderes para acompanhar essas alterações que vem ocorrendo no cenário atual, é preciso ter algumas características imprescindíveis para o bom desempenho da função de líder, tais como: visão sistêmica, paixão, integridade, curiosidade e audácia. Com essas características o líder passa a enxergar os funcionários da sua equipe como pessoas e “confirmam que a ação de liderar demanda a realização de objetivos com e por meio de pessoas.” Assim, os serviços oferecidos pelo serviço público só serão de fato efetivados se as ações forem entendidas e desenvolvidas por todos da equipe, portanto o líder administrador deve mobilizar e sensibilizar sua equipe, envolvendo-os nas decisões a serem tomadas, para o desenvolvimento da atividade ou serviço prestado.
Esse processo de tomada de decisão está interligado com a informação e comunicação. Ambas são importantes e essenciais para a moderna organização por oferecer significativa vantagem competitiva, como afirma Prevé, que “esse conceito de informação estratégica é conhecido como Informações para uma Vantagem Competitiva (IPVC), ou Inteligência Competitiva (IC).” E com isso ele afirma ainda que as empresas sejam elas privadas ou públicas que não acompanharem as mudanças e não atualizarem suas informações gerenciais perderão os mercados, diante dessa competitividade acirrada existente na atualidade.
E para acompanhar essa evolução a organização precisa possuir um Sistema de Informação flexível para acompanhar e “adaptar as circunstâncias do ambiente externo, em constante transformação, às necessidades estratégicas da administração da organização.( Prevé, 2010).” E segundo Prevé apud Stair (1998) existem cinco tipos de sistemas de informação computacionais que podem auxiliar no processo de tomada de decisão, como: o Sistema de Processamento de Transações (SPT) que tem como objetivo aumentar a eficiência do trabalho, reduzindo os custos e o tempo de execução de uma transação, o Sistema de Informação Gerencial (SIG) que permite suprir os gerentes e os tomadores de decisões com informações precisas e automáticas sobre as transações da organização, o Sistema de Informação Executiva (SIE) é um Sistema de Apoio a Decisão especializado que tem como objetivo auxiliar os executivos de alto nível na tomada de decisão, o Sistema Especialista (SE) que tem como foco auxiliar na solução dos problemas e realizar tarefas como simular uma tomada de decisão e o Sistema de Apoio a Decisão (SAD) que fornece aos executivos diversas ferramentas de modelagem e de análise sobre informações obtidas nas diversas fontes da organização.
O uso desse tipo de Sistema de Informação na organização é preciso ter equipamentos de informática atualizados, e para isso surge a cada dia novas opções
...