A Energia Sustentável
Por: Luizi Ferreira Beltrame • 29/2/2016 • Artigo • 811 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
Energias Sustentáveis
Resumo
O grande desafio do século XXI é conseguir um futuro de energia susten- tável, pois os padrões atuais de consumo de energia têm causado grandes consequências para o bem estar de longo prazo da humanidade. Mas enfim, o que é considerando energia sustentável, quais são os tipos, seus benefícios e porque atualmente é tão importante levar esse assunto com tanta seriedade é justamente o objetivo deste artigo.
Palavras-chaves: energia, energia sustentável, recursos, escassez
Introdução
Para se ter energia sustentável é necessário ter um ciclo equilibrado de produção e consumo, onde é gasta numa quantidade e numa velocidade nas quais a natureza pode repor. O objetivo é gastar os recursos naturais, porem sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas necessidades.
Um Futuro Melhor
A tarefa é tão desalentadora quanto complexa e suas dimensões são ao mesmo tempo sociais, tecnológicas, econômicas e políticas, além de globais. As pessoas de todas as partes do mundo têm seu papel para moldar o futuro da energia através de seu comportamento, escolha de estilo de vida e preferências. Todos compartilham um risco significativo para atingir resultados sustentáveis. Analisando o consumo energético mundial, é claro perceber que os países desenvolvidos são os que mais usam energia. Esse fato está interligado ao seu forte desenvolvimento urbano, industrial, ao seu grande numero de veículos, a utilização de máquinas e equipamentos e ao número de indústrias destes países. Por outro lado, em países com baixo índice de desenvolvimento há falta de energia, a pesquisas que mostram que um terço das pessoas do mundo não são
fornecidas serviços básicos de energia. Observando isso chegamos num impasse porque além de termos que desenvolver métodos para que podemos ter um infinita quantidade de energia é essencial que essa energia seja sustentável e equitativa.
Alternativas para um Mundo Sustentável
Nesta corrida contra o tempo foi desenvolvida uma serie de energias sustentáveis com uma forma de também ajudar na diminuição de poluentes no planeta. Entre as principais estão:
Eólica: a energia eólica é conseguida por meio de cata-ventos que transformam os ventos captados pelas pás em energia elétrica. Embora seja uma forma de geração de energia limpa, ela ainda não é muito utilizada, devido principalmente aos impactos visual e sonoro e à intermitência, ou seja, o vento nem sempre sopra quando há a necessidade de energia.
Solar: é obtida por meio dos painéis solares fotovoltaicos, que ge- ralmente são feitos de silício. Quando a luz do sol atinge os painéis, ela é automaticamente convertida em eletricidade. Muitas casas e empresas já utili- zam a energia solar, visto que não é necessário um grande investimento para fazer a instalação.
Biogás: talvez a fonte de geração de energia mais natural de todas. O biogás é conseguido por meio de lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras e excrementos de animais que são convertidos em gás. Apesar de serem difíceis de armazenar, eles são bastante usados para a produção de energia elétrica e de biofertilizantes.
Marés: funciona de maneira similar à energia eólica, captando a força das marés por meio de uma turbina, sendo transformada em energia elétrica por meio de um gerador. Suas principais vantagens são a constância e a inesgotabilidade das marés, e sua principal desvantagem é o alto custo da instalação.
Até no ramo imobiliário é possível encontrar os imóveis sustentável. Eles utilizam-se de materiais e técnicas ecologicamente corretas em seu desen- volvimento, seguindo um dos princípios da sustentabilidade. Essas construções que priorizam o verde são incentivadas por muitas empresas novas no mercado que procuram inovar nos negócios, ou por empresários já consagrados que buscam novos rumos para a sua empresa.
...