A Engenharia Ambiental
Por: Gabriela Barreto • 22/10/2020 • Resenha • 816 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Indicadores de Qualidade
Disciplina: Engenharia Ambiental
Aluno: Gabriela Nunes Sales Barreto
Data: 13/09/2020
Atividade Avaliativa
Engenharia Ambiental
O aumento da preocupação atual com o meio ambiente trás a tona diversas discussões com relação ao desenvolvimento sustentável, o que é fortemente evidenciado através da quantidade de conferências e eventos internacionais para visando elaborar novas formas de atingir melhores condições ambientais. Além disso, a criação de políticas públicas e órgãos ambientais para fiscalizar as atividades também salientam a tendência vigente de reorganização da sociedade como um todo para preservar a Terra e assegurar qualidade de vida das gerações futuras.
Por esta razão, a educação ambiental vem sendo incluída nas escolas de forma multidisciplinar e integrada, criando maior consciência ambiental nos cidadãos desde a primeira infância, para que no futuro estes se tornem adultos conscientes dos impactos negativos que suas atividades podem gerar no planeta e possíveis formas de minimizá-los.
Neste contexto, a Engenharia Ambiental está inserida, sendo uma engenharia voltada para o treinamento de profissionais altamente capacitados a integrar questões de cunho técnico, tecnológico, econômico e ambiental buscando desenvolver soluções criativas e inovadoras para aliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
Então, a Engenharia Ambiental, como o próprio nome diz, está diretamente ligada ao meio ambiente e a preocupação com minimizar os impactos gerados ao mesmo pelas ações humanas, advindos em sua maioria das atividades industriais geradas pelas outras áreas de engenharia e tecnologia.
Um engenheiro ambiental pode atuar em redes de tratamento de água e esgoto, redes de distribuição de água, no desenvolvimento de técnicas sustentáveis que visem à preservação dos recursos naturais, como o ar, a água e o solo; além de traçar e atuar em projetos de infra-estrutura tendo em vista a legislação ambiental. Como funções, merecem destaque a preservação do ecossistema com o objetivo de recuperar áreas degradadas e a análise dos fatores de risco causados pela exploração dos recursos naturais.
Um profissional de Engenharia Ambiental precisa ter uma visão sistêmica que integre as áreas econômica, ecológica, social e tecnológica; sendo então qualificado para obter produtos e serviços que não resultem em impactos negativos ao meio ambiente ou que diminuam os impactos pré-existentes. A criação, implantação e fiscalização de projetos de cunho sustentável órgãos públicos e para vários setores da economia também é responsabilidade deste profissional.
O engenheiro ambiental participa tanto do projeto, como da administração e gestão da empresa. Como qualquer emissão de resíduos é resultado de ineficiências no processo produtivo, a eliminação ou redução dessa ineficiência gera ganhos na produtividade e um conseqüente aumento na lucratividade. Portanto, o manejo eficiente de resíduos, além de vantagens ambientais, também acarreta em vantagens econômicas. O mercado de atuação da Engenharia Ambiental foi consideravelmente ampliado nos dias atuais, principalmente porque a crise ambiental sofrida no momento demanda uma reavaliação do método de consumo e produção, pressionando empresas e indústrias a se conscientizarem e seguirem a “linha sustentável”, o que, além de tudo, ainda gera valor para a empresa e indústria, que se torna mais bem vista pela sociedade e por consumidores cada vez mais exigentes.
...