A Engenharia Ambiental
Por: karine bohm • 17/4/2021 • Relatório de pesquisa • 360 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
MEG (Modelo de Excelência em Gestão)
No podcast, o palestrante relata o MEG não como uma metodologia, mas como uma série de fundamentos que podem ser moldadas de acordo com a realidade de cada empresa, para a avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações. Desta forma, ele é comparado a um Tangram(quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), onde cada empresa pode monta-lo na melhor forma de seu modelo de gestão. É importante ressaltar, que este modelo é Brasileiro e é um documento bastante completo, onde está sempre em constante evolução.
Um ponto muito interessante levantando é sobre a comparação deste modelo de excelência com as ISO, onde e relatado que o mesmo carrega em si, todas as normas, logo atendendo-se o MEG, atende-se todas as normas.
Está gestão é dividida em 8 fundamentos, cada fundamento se abre em temas e cada tema possui sua sugestão de ferramentas que aderem a esse processo. O primeiro fundamento está ligado ao pensamento sistêmico, ou seja, os colaboradores devem ter entendimento que as atividades da empresa possuem relação de interdependência e que as decisões devem ser feitas através de dados e fatos, não apenas por ego. No segundo fundamento, se tem a questão de compromisso com as partes interessadas, é importante ter conhecimento destas partes, pois ela vai além do cliente, por exemplo: os colaboradores e os fornecedores. O terceiro é o aprendizado organizacional e inovação, onde por meio de um ciclo de aprendizado através da prática, pode-se aprender e gerar inovação. No quarto fundamento, temos a adaptabilidade, onde é levantado a importância da flexibilidade e a mudança ágil. No quinto fundamento, temos a liderança transformadora, onde mostra o quão importante é o engajamento de todos no mesmo propósito. No sexto fundamento, temos o desenvolvimento sustentável, onde deverão ser abordadas responsabilidades ambientais, sociais e econômico financeiro. No sétimo fundamento, temos a orientação por processos, que valoriza o mapeamento dos processos de forma a agregar valor para a organização e para todas as partes interessadas. Por último, temos o oitavo fundamento que é a geração de valor, este está ligado com os resultados colhidos ao se realizar os fundamentos do MEG do um ao sete.
...