A Engenharia de Controle e Automação
Por: Presley Asl • 17/9/2020 • Projeto de pesquisa • 464 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Resumo de aplicações de controladores ON/OFF, PI, PD, PID
Aluno: Presley Adriano da Silva Lucena
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: Controle de Processos
Sistemas de controle consistem basicamente de um processo que deve ser controlado, saídas, que são os sinais gerados pelo sistema de controle que tem por objetivo interferir, ou seja, uma participação ativa no processo e entradas, que são o canal pelo qual os sensores do sistema fazem leituras das diferenças dos níveis das variáveis do processo.
O sistema do processo pode ser em malha aberta onde a entrada e saída atuam de maneira independente, ou seja, os valore lidos na saída não interferem e não atuam como comparadores dos valores de entrada. Existem ainda os processos em malha fechada onde os valore lidos na saída servem como parâmetro de comparação para os valores aplicados na entrada de modo que estes serão ajustados de modo a alcançar um set point estabelecido, o que caracteriza um sistema com realimentação.
Para gerenciamento e execução do controle propriamente dito, do processo são usados os controladores. Neste resumo são abordados 4 tipos: ON/OFF, PI, PD e PID.
Controlador ON/OFF: Também chamando de duas posições: Sua característica principal é limitação a apenas duas posições do elemento final: aberto ou fechado, ligado ou desligado. Restringindo sua aplicação a processos onde é possível grande oscilação e grade capacitância.
Exemplos de aplicações:
- Controle de temperatura em ar-condicionado
- Unidades condensadores de sistemas para refrigeração
- Sistemas de calefação
- Pressostatos diferencias para controle de pressão
Controle PI: Modo proporcional que corrige erros de maneira instantânea, sendo o integral o que elimina o erro ao longo do tempo que é um offset característico do modo proporcional. Enquanto na ação proporcional o sinal que sai do controlador e vai para o sistema é proporcional ao erro, na ação integral este mesmo sinal é proporcional à integral do erro. Enquanto o controlador proporcional tem uma ação imediata em relação ao erro, porém, sem eliminar o erro estacionário, o controlador integral por sua vez pode proporcionar a eliminação deste erro, no entanto de maneira mais lenta que o proporcional.
Exemplos de aplicações:
- Amplificadores operacionais
- Controle de temperatura
- Sensor de distância
Controle PD: É a associação entre o controlador proporcional e derivativo. A grosso modo executa um ajuste fino executando uma correção proporcional a velocidade do desvio, ou seja, exerce uma ação contrário ao desvio da variável do set point, contribuindo assim para diminuir a oscilação.
Exemplos de aplicações:
- Controle de temperatura
- Sensor de distância
- Controle de pressão
Controle PID: É um tipo de controle de processo que engloba as ações proporcional, integral e derivativa. Atualmente é o sistema de controle mais eficiente que se tem. Este controle reúne a estabilidade da ação PD e a eliminação do offset da ação PI.
...