A Engenharia de Controle e Automação
Por: bspninho • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.928 Palavras (12 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Roteador e Switch
Bruno Souza, Douglas Elias, Jennefer Almeida, Victor Andrade
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete
Engenharia de Controle e Automação
Resumo – O artigo mostra o conceito de Roteadores e Switches, quais suas finalidades de uso, quando surgiu, sendo mostrado sua evolução até os dias atuais e seus principais fabricantes no mercado. Além disso, informa como é o funcionamento dos equipamentos.
Palavras Chave – Roteador, switch, rede, internet, roteamento.
I. Lista de abreviaturas e Siglas
ARPA - Advanced Research Projects Agency
ASIC - Application Specific Integrated Circuits
CoS – Classe de serviço
DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol
FDDI – Fiber Distribued Data Interface
HTTP – HyperText Transfer Protocol
IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers
IP - Internet Protocol
LAN - Local Area Network
MAC – Media Access Control
OSI - Open Systems Interconnection
QoS – Qualidade de serviço
RMON – Remote Monitoring
SNMP – Simple Network Management Protocol
TCP/IP – Transmission Control Protocol
URL - Uniform Resource Locator
VLAN – Virtual Local Area Network
WAN - Wide Area Network
WLAN – Wireless Metropolitan Area Network
WPAN - Wireless Personal Area Network
WWW - World Wide Web
II. Introdução
Com menor custo de venda, os computadores estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isto, surgiu a necessidade de criar uma única rede nas casas ou empresas para que uma comunidade de pessoas consiga acessar ao mesmo tempo a internet. Isso é possível, graças aos roteadores ou aos switches.
A fase dos computadores em redes teve seu início quando, por meio de um sistema chamado tecnologia de nós, composta de roteadores, comutadores eletrônicos e novas conexões, os computadores se comunicavam, mesmo em locais diferentes.
O desenvolvimento tecnológico e científico propiciou a integração das potencialidades de cada sistema resultando na Internet, uma estrutura global que interliga os computadores e outros equipamentos para possibilitar o registro, a produção, transmissão e recepção de informações e permite a comunicação entre as pessoas independentemente da posição geográfica.
III. Objetivo
O objetivo deste artigo é proporcionar ao leitor o conhecimento aprofundado da utilização e funcionamento do roteador e do switch.
IV. Desenvolvimento
A. Redes de computadores
Com o novo arranjo dos computadores, juntamente com a comunicação e telecomunicação, necessitou-se uma mudança no cenário, assim, não existe mais a forma em que um computador realiza todas as atividades. Assim, foi criada a rede de computadores, em que cada computador realiza um trabalho e isso não seria simplesmente uma conexão entre cabos e placas. Foram criados uma série de protocolos para regulamentar a comunicação em todos os níveis, desde o cabo instalado até o programa utilizado [3].
As redes de computadores são classificadas de acordo com a dimensão geográfica que ocupam e todas elas são concebidas de forma que possam se comunicar com outras redes. Assim, as redes podem ser classificadas em: • LAN (Local Area Network – Rede de Área Local), • MAN (Metropolitan Area Network – Rede de Área Metropolitana) e • WAN (Wide Area Network – Rede de Área Extensa).[3]
Com o advento das novas tecnologias de redes wireless (sem fio), novas classificações foram adotadas: • Wireless Personal Area Network – Rede sem Fio de Área Pessoal (WPAN), • Wireless Local Area Network – Rede sem Fio de Área Local (WLAN), •Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) – Rede sem Fio de Área Metropolitana) e • Wireless Wide Area Network – Rede sem Fio de Área Extensa (WWAN).
A Fig. 1 abaixo, mostra uma rede LAN com interligação a uma rede wireless para os portáteis (notebooks). A rede tem dois servidores. O seu roteador (router) interliga a rede LAN propriamente dita (representada pelo microcomputador e multifuncional – impressora, scanner e fax) com a internet e com o ponto de acesso (que permite o acesso sem fio). Exemplifica também uma rede WLAN, já que o acesso sem fio pode ser caracterizado como uma rede WLAN. Neste tipo de rede as taxas de transmissão e as distâncias são menores e as taxas de erro, maiores [3].
[pic 3]
Fig.1. Exemplo de uma rede local [3]
Já a Fig. 2 abaixo, mostra a interligação de vários subsistemas locais por meio de uma rede MAN. TV a cabo, redes locais (LAN) e sistemas públicos de telefonia são todos ligados por um enlace que pertence a uma rede metropolitana [3].
[pic 4]
Fig. 2. Exemplo de rede metropolitana [3].
B. Redes definidas por software
Em redes IP-s tradicionais, roteadores e switches fazem o papel da camada de controle e da camada de dados. Estas duas camadas são embutidas nos dispositivos de rede, reduzindo a flexibilidade, inovacãoo e evolucão da infraestrutura. Sobretudo, geralmente a configuracão destes dispositivos deve ser feita manualmente através de um software do fabricante ou utilizando uma linguagem específica [4].
...