A Evolução Do Hardware
Ensaios: A Evolução Do Hardware. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pimentel • 5/4/2013 • 884 Palavras (4 Páginas) • 936 Visualizações
EVOLUÇÃO DO HARDWARE
Antes de chegarmos na primeira geração dos hardware, tivemos alguns avanços, que nortearam o sistema de funcionamento do hardware.Alguns aparelhos, alguns deles totalmente mecânicos, que tiveram sua lógica aplicada a partir da primeira geração.
Estamos falando de instrumentos como :
Ábaco – Usado desde 2000 a.c, para soma de alguns itens .
Pascalina – Criada por Pascal, era uma calculadora mecânica.Ela transferia os números da coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel.
Máquina da diferença(Babbage) - A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los. Já usava a leitura através de cartões perfurados.Era projetada para calcular valores de funções matemáticas, entre elas uma tabela de logarítimos.
Máquina Analítica(Ada Lovelace) – Uma tentativa de evolução da máquina supracitada, Babbage, contratou a matemática para desenvolver a máquina, aclamada como possível primeira programadora de informática, criou o primeiro algorítimo.A máquina foi projetada para realizar funções matemáticas mais complexas que a máquina da doferença, a máquina não chegou a ser totalmente concluída.
PRIMEIRA GERAÇÃO: TECNOLOGIA DE VÁLVULAS(1940 – 1955)
Eram computadores grandes que utilizavam válvulas, eram de difícil manutenção e consumiam grande quantidade de energia.As válvulas eram muito frágeis, queimavam como lâmpadas e tinha problemas de superaquecimento.
Sua aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar.Utilizavam como linguagem de programação a linguagem de máquina e como única memória para armazenar informação, os cartões perfurados.
Podemos dizer que essa geração durou de 1940 até 1955, destacamos em 1943, a criação do Mark I.
O Mark I, era totalmente eletromecânico (relés): Tinha cerca de 17 metros e comprimento por dois metros e meio de altura e uma massa de pelo menos cinco toneladas,Foi desenvolvido na Universidade de Harvard, teve a ajuda financeira de IBM que investiu U$ 500.000,00
Outras características da Mark I : 760000 peças, 800 km de fios, 420 interruptores para controle, realizava uma multiplicação em 0,4 segundos, e uma divisão em aproximadamente 10 segundos.
Em 1945, tivemos a criação do ENIAC. Foi criado para o exército norte-americano, com o objetivo de auxiliar nos cálculos de precisão necessários para a balística.
Ocupava mais de 170 metros quadrados, pesava trinta toneladas e funcionava com 18000 válvulas e 10000 capacitores, Além de milhares de resistores e relés, os quais consumiam cerca de 150000 watts.
Em 1951 temos o UNIVAC I.O Universal Automatic Computer era bem menor que seus predecessores, tinha vinte metros quadrados e uma massa de cinco toneladas. O computador recebia as instruções de cartões de magnéticos e não mais de cartões perfurados.
O UNIVAC I foi o primeiro computador comercial da história
Em 1954, temos o surgimento do IBM 650.Disponibilizado publicamente nos USA em dezembro de 1954, era indicado para resolver problemas comerciais e científicos.
SEGUNDA GERAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO TRANSISTOR (1955 -1965)
Em 1955 surgiu um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação às antigas válvulas, o componente tinha menor aquecimento, maior poder de cálculo e confiabilidade e um consumo de energia bem menor, não necessitava de tempo para aquecer.
A Bell laboratories inventava o transistor. Os cálculos passaram a ser medidos de segundos para microssegundos.
Resumindo: tinham tamanho reduzido, menor dissipação de calor, menor consumo de energia elétrica, apresentava maior velocidade de operação, mais confiável e sujeito a menores danos mecânicos e ainda conseguiam ser mais econômicos.
O Tradic, foi o primeiro
...