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A FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES

Por:   •  5/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  121 Visualizações

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[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

BANCO DE DADOS

THIAGO CASTRO DA CONCEIÇÃO - 201606840068.

INTRODUÇÃO

O projeto visa criar um banco de dados que consiste em cadastrar jogos disponíveis em um determinado site de compras. O banco de dados irá possuir 4 entidades (usuário, jogo, gêneros e produtoras), a entidade-usuário não terá ligação com os demais usuários ela simplesmente existirá para que haja um controle de acesso entre desenvolvedores e editores.

DIAGRAMA ER (ENTIDADE-RELACIONAMENTO)

  • A entidade-usuário irá fazer o controle de acesso ao site de cadastro e consulta dos jogos disponíveis no catálogo. Ela não se relaciona com a entidade-jogo.
  • A entidade-jogo irá conter as informações a respeito dos jogos, bem como:  nome, nota, capa e descrição
  • A entidade-gênero irá dispor da classificação do gênero de cada jogo
  • A entidade-produtora irá conter as informações a respeito do estúdio que produziu o jogo e seu respectivo país.

É importante analisar a relação de cardinalidade das entidades conectadas a entidade-jogo e como é mostrado na figura 01 a relação é dada  de 1 para muitos (1 para n), com isso temos que as chaves primárias das entidades gênero e produtora se tornam chaves estrangeiras na entidade-jogo.

[pic 2]

Figura 01: Diagrama Entidade-Relacionamento

INSTALAÇÃO NECESSÁRIAS PARA PROGRAMAÇÃO DO BANCO DE DADOS EM SQL

Para o funcionamento do projeto precisamos primeiro ter instalado o XAMPP que é um dos principais programas que contém diversos servidores de código aberto, o que inclui o MYSQL. Com o xampp instalado conseguimos utilizar a SGBD MYSQL WORKBENCH.

[pic 3]

Figura 02: Programa XAMPP em execução

[pic 4]

Figura 03: Interface do MYSQL Workbench

CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS (CÓDIGOS)

Com o xampp instalado e rodando perfeitamente podemos iniciar a parte de programação em SQL, com isso utilizaremos O MYSQL Workbench para iniciarmos a programação. O código utilizado para criação do banco de dados está apresentado abaixo:

/* Comando para criar o o banco de dados*/

create database bd_games default character set utf8 collate utf8_general_ci;

/*Criar tabela de usuario*/

create table usuarios(

usuario varchar(10) not null

nome varchar(30) not null,

senha varchar(60) not null,

tipo varchar(10) not null default 'editor'

) engine=InnoDB default charset=utf8;

/*Criar tabeela de generos*/

create table generos(

cod int(11) not null,

genero varchar(20) not null,

primary key(cod)

) engine=InnoDB default charset=utf8;

/*Criar tabela de produtoras*/

create table produtoras(

cod int(11) not null,

produtora varchar(20) not null,

pais varchar(15) not null,

primary key(cod)

) engine=InnoDB default charset=utf8;

/*Criar tabela de jogos*/

create table jogos(

cod int(11) not null,

nome varchar(40) not null,

genero int(11) not null,

produtora int(11) not null,

descricao text not null,

nota decimal(4,2) not null,

capa varchar(40) default null,

primary key (cod),

foreign key(genero) references generos(cod),

foreign key(produtora) references produtoras(cod)

) engine=InnoDB default charset=utf8;

Com o código executado no MYSQL Workbench teremos a estrutura do banco dada  na figura 04.

[pic 5]

Figura 04: Estrutura do banco de dados

Com as tabelas devidamente criadas basta apenas inserirmos os dados dentro de cada tabela, isso será feito a partir dos seguintes códigos:

--

--Extraindo dados da tabela gêneros

--

insert into generos values

(1, 'Ação'),

(2, 'Aventura'),

(3, 'Terror'),

(4, 'Plataforma'),

(5, 'Estratégia'),

(6, 'RPG'),

(7, 'Esporte'),

(8, 'Corrida'),

(9, 'Tabuleiro'),

(10, 'Puzzle'),

(11, 'Luta'),

(12, 'Musical');

--

--Extraindo dados da tabela Produtoras

--

insert into produtoras (cod, produtora, pais) values

(1, 'Microsoft', 'EUA'),

(2, 'Tecent', 'China'),

(3, 'Nitendo', 'Japão'),

(4, 'Sony', 'Japão'),

(5, 'Activision', 'EUA'),

(6, 'EA', 'EUA'),

(7, 'Sega', 'Japão'),

(8, 'Namco Bandai', 'Japão'),

(9, 'Konami', 'Japão'),

(10, 'Ubisoft', 'EUA'),

(11, 'Valve', 'EUA'),

(12, 'Square Enix', 'Japão'),

(13, 'Take Two', 'EUA'),

(14, 'Capcom', 'Japão');

--

--Extraindo dados da tabela jogos

--

insert into jogos (cod, nome, genero, produtora, descricao, nota, capa) values

(1, 'Mario Odissey', 2, 3, 'Em Super Mario Odyssey, o jogador joga como Mario em suas aventuras por terras além do Reino dos Cogumelos com o auxílio de um novo personagem introduzido no jogo, o Cappy. Esse \"chapéu vivo\" garante um novo acréscimo à dificuldade e a dinâmica já vista nos jogos anteriores, pois além de ser uma forma de ataque além do seu tradicional pulo, ele dá também a habilidade de \"capturar\" os carismáticos inimigos da série e alguns objetos. A nova mecânica funciona da seguinte maneira: ao chacoalhar os Joy-Cons ou apertar um simples botão, Cappy é arremessado e volta para a cabeça de Mario automaticamente, apenas se não encostar em algo que ele possa interagir. Há também vários outros simples movimentos com os Joy-Cons que fazem o chapéu rodear o cenário de maneiras diferentes, sendo útil de várias maneiras, como por exemplo a possibilidade de coletar moedas eliminar inimigos ao seu redor com mais rapidez. As mecânicas já vistas anteriormente como o \"Ground Pound\" e o \"Wall Jump\" também estão presentes no game.', '9.50', 'mario.png'),

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