A FUNDIÇÃO EM MOLDE DE AREIA
Por: Junior Torres • 12/5/2018 • Relatório de pesquisa • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 907 Visualizações
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA [pic 1]
Curso: Engenharia Mecânica
Componente curricular: Processos Metalúrgicos de Fabricação
Docente: Filipi Marques de Souza
FUNDIÇÃO EM MOLDE DE AREIA
Davi Nascimento Silva
Éder Jalison Lopes Oliveira
Jeffson Kaio Maia da Costa
João Batista Evaristo Torres Júnior
Caraúbas - RN
2017
Sumário
1. OBJETIVOS 1
2. INTRODUÇÃO 2
3. MOLDE EM AREIA VERDE 3
4. PROCEDIMENTO 5
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS 5
4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
4.2.1 CONFECÇÃO DA CAIXA 6
4.2.2 CONFECÇÃO DO MOLDE 6
4.2.3 FUNDIÇÃO DO ALUMÍNIO 8
4.2.4 USINAGEM DA PEÇA 11
5 CONCLUSÃO 14
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Parte 1 do processo de fundição em areia verde 3
Figura 2 – Parte 2 do processo de fundição em areia verde 3
Figura 3 – Finalização do processo de fundição em areia verde 4
Figura 4 – Caixa de areia 6
Figura 5 – Compactação da areia 7
Figura 7 – Forno de fundição com o cadinho 8
Figura 8 – Latinhas sendo colocadas no forno 9
Figura 9 – Derramamento do alumínio 10
Figura 10 – Alumínio com o formato do molde 10
Figura 11 - Limpeza da peça 11
Figura 12 – Serragem da peça 12
Figura 13 – Limando a peça 12
Figura 14 – Lixando a peça 13
Figura 15 – Peça acabada 13
OBJETIVOS
O objetivo desse processo é verificar todas as etapas da fundição em molde de areia, desde a confecção da caixa de areia, até a peça totalmente acabada.
INTRODUÇÃO
A fundição tem como objetivo fundamental da forma adequada a metal, esse metal preenche a cavidade de um recipiente chamado molde, o qual tem a forma do objeto desejado que se pretendesse obter. Quase sempre é necessário tratar o metal para alterar a sua composição química.
Desta maneira, com uma única etapa, podemos dar forma simples ou complexas com qualquer metal que possa ser fundido.
Os produtos desse método podem ser pequenos ou ter vários metros com muitas toneladas, esse tipo de tecnologia tem muitas vantagens, como na produção de peças côncavas ou com cavidades internas, ou peças com matérias difíceis de usinar, o que dá a fundição uma larga escala em produção das mais variadas peças. Contudo o desenhista projetista tem que entender os vários processos que abrange o material do molde e no método do vazamento.
MOLDE EM AREIA VERDE
A fundição em areia é um dos principais métodos para obtenção de peças fundidas, sua grande utilização deve-se ao seu custo relativamente baixo e manufatura simples. Basicamente, a fundição em molde de areia é composta por 3 componentes: o molde, o modelo e o macho
Os moldes são preparados em caixas de areia chamados caixa fundo e caixa tampa primeiramente a caixa fundo é posto sobre uma superfície plana, o molde é revestido de grafite ou até mesmo giz para que não aja aderência da areia, após encher a caixa fundo com areia verde e compactá-la ela é virada de modo que o molde fica virado para cima e em seguido é posto a caixa tampa, a caixa rampa é posto dois massas lote e o canal de descida e novamente posto areia ver de compactada.
[pic 2]
Figura 1 – Parte 1 do processo de fundição em areia verde
Após a retirada do modelo do massalote, canal da descida e do molde da peça é feita uma abertura maior no canal de descida e também um canal de entrada, este canal de entrada fica do lado do molde d a peça e serve para que diminua a turbulência na descida da liga.
[pic 3]
Figura 2 – Parte 2 do processo de fundição em areia verde
A caixa tampa é posta sobre a caixa fundo de modo que fique alinhados o massalote com o molde da peça e o canal de descida alinhado com canal e entrada.
[pic 4]
Figura 3 – Finalização do processo de fundição em areia verde
Em seguida é vazado o metal dentro do molde, após o tempo de resfriamento (dependendo do material usado na fundição) é retirado o massalote e o canal e é obtida a peça fundida.
PROCEDIMENTO
MATERIAIS UTILIZADOS
- Areia peneirada
- Caixa do molde
- Forno
- Cadinho
- Metal utilizado: alumínio
- Carvão
- Água
- Molde
- Ferramentas utilizadas para acabamento final
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
CONFECÇÃO DA CAIXA
A busca pelo material iniciou-se em uma obra próxima ao laboratório de usinagem, onde foi possível encontrar madeira de construção. Que após de serem removidos todos os pregos e serem limpas, com a ajuda da serra elétrica, forma cortados 8 (oito) pedaços de madeira, sendo 4 (quatro) pedaços de 30cm e outros 4 (quatro) de 25cm. Logo após, fizemos a fixação com pregos de quatros pedaços de madeira e assim foi feito com o restante dos pedaços de madeira, em um dos lados de um dos quadrados de madeira foram fixados um pedaço de madeira medido 30 x 30 centímetros. Que seria a base de sustentação da areia. Por fim, em relação a confecção da caixa (Figura 4), foram confeccionados 2 guias a partir de 6 pedaços de madeira, que foram fixados em dois dos lados da caixa.
...