Pesagem De Amostras sólidas: Areia E Farinha De Trigo
Artigo: Pesagem De Amostras sólidas: Areia E Farinha De Trigo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zemane21 • 27/3/2013 • 366 Palavras (2 Páginas) • 1.671 Visualizações
Introdução:
O presente relatório irá demonstrar como ocorrerá o processo de pesagem de sólidos na balança analítica, onde utilizaremos areia (SiO2) e a farinha de trigo para ganharmos maior domínio com o equipamento.
Objetivos:
Tendo como objetivo pesar sólidos na balança analítica.
Materiais e Reagentes:
-Becker
-Cápsula de porcelana
-Balança analítica (sem marca especificada)
-Cadinho
- Espátulas; de porcelana e de inox
-Areia (SiO2)
-Farinha de trigo (sem data de validade e lote especificado)
-Peso padrão (equivalente a 200 gramas)
-Pinça metálica
Desenvolvimento:
Para iniciar-se o processo de pesagem pegamos a balança analítica e a nivelamos. Em seguida deve-se verificar a voltagem do equipamento (que é equivalente a 110 V) e conectar o plugin a tomada deixando-o dez minutos em repouso para o pré aquecimento dos mesmos. Após este período, ligamos a balança apertando o botão “on”.
Em seguida, pesamos três vezes consecutivas, com um peso padrão, que se colou na balança com o auxilio da pinça metálica, tendo como resultado: 199.9984 g, 199.9985 g e 199.9975 g. Logo após esta verificação pegou-se a cápsula de porcelana e a colocou-se sobre a balança, tendo como peso 39.9885 g e em seguida tarou-se a balança, que por sua vez se igualou à zero g. Após pegou-se o becker que com tinha a farinha de trigo, e para seu manuseio usamos a espátula de inox, e colocou-se dentro da cápsula de porcelana 3.0090 g de farinha de trigo. Depois retiramos a farinha e a cápsula de porcelana, e apertamos o botão “tara” na balança.
Para a pesagem da areia utilizamos o cadinho, colocou-se sobre a balança, tendo como peso 23.2491 g e em seguida tarou-se a balança, que por sua vez se igualou à zero g. Após pegou-se o becker que com tinha areia, e para seu manuseio utilizamos a espátula de porcelana, e colocou-se dentro do cadinho 4.0006 g de areia. Depois retiramos à areia e o cadinho, e apertamos o botão “tara” na balança.
Resultados e discussões:
Tivemos como resultado, o que esperávamos desenvolver. Conseguindo assim manusear a balança e fazer a pesagem de sólidos corretamente.
Conclusão:
Com este trabalho concluímos que a pesagem realizada na balança analítica não é difícil como imaginávamos, a pesar de encontrarmos um pouco de dificuldade ao nivela - lá. Mas com tudo foi um processo tranquilo e gostoso de realizar.
...