A GESTÃO DA SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: 070652 • 25/6/2019 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
A GESTÃO DA SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Cristina Hoinats Moreno
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Civil –Disciplina Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
A gestão de saúde, segurança e qualidade de vida tem se mostrado cada vez mais necessária e de grande relevância na implementação de grandes empresas atualmente. As corporações na busca de uma organização saudável e competitiva no mercado, observaram a necessidade de alcançar a qualidade de vida e a segurança dos colaboradores para obterem seus objetivos.
No determinado momento, em que a empresa tem consciência que os colaboradores são partes fundamentais da sua organização, se faz necessário elaborar um ambiente agradável ao trabalhador para desempenhar suas funções com êxito. Se estabelece a necessidade de investir e empregar ações preventivas, programas de QVT (Qualidade de vida no trabalho) que priorizem a qualidade de vida e segurança do trabalhador, proporcionando-lhe saúde e bem-estar.
Os principais fatores que causam desgaste emocional aos colaboradores são as condições do trabalho, no qual o mesmo exerce suas funções. As principais origens do desgaste emocional dos funcionários consistem em: excesso de tarefas; falta de controle; falta de gratificação; desunião e subversão de valores. O desgaste emocional e os seus efeitos atingem tanto o sujeito e as pessoas ao seu redor, quanto indiretamente às companhias, causando aumento do estresse e as vezes também problemas em suas vidas pessoais, dificultam sua capacitação em resolver desafios, reduzindo o resultado e produção no trabalho.
De fato, é necessário considerar que o indivíduo é constituído por sentimentos, expectativas, pretensões, procura seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Considerar que o homem trabalha apenas para a aquisição do salário é uma ação errada, o trabalhador possui sentimentos, quando não é visto pela empresa como um sujeito em busca de realização pessoal, a empresa restringe informações e não aceita sua participação na organização, por muitas vezes o funcionário se frustra com a empresa que lhe cobra a tarefa e não consideram o funcionário como parte da empresa.
No intuito de melhorar a QVT, segurança e saúde dos seus colaboradores, as organizações atuam com ações no controle e atenuação dos riscos pertinentes a execução do seu trabalho, garantindo a integridade física e mental, integrando a cooperação e difusão do conhecimento e desenvolvimento profissional dos funcionários, proporcionando o desenvolvimento do ser humano, considerando suas vastas e distintas necessidades.
Existem inúmeras ações e programas implantados por grandes empresas que obtiveram resultados positivos e são considerados referência de modelos a serem seguidos: exercícios físicos, treinamento, avaliação de desempenho, higiene, segurança no trabalho, estudo de cargos e salários, controle de álcool e drogas, preparação para aposentadoria, orientações nutricionais, terapias alternativas, conforme as necessidades da empresa.
De acordo com as ações tomadas na implementação da QVT, as empresas podem
...