A Gestão e Planejamento
Por: kaiquecarvalho • 17/6/2016 • Trabalho acadêmico • 942 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
1. Introdução
Ao se falar da necessidade em calcular a necessidades dos materiais foi proposto um jogo que simulasse a nível tático e operacional uma empresa de fabricação de camas de dois tipos, LX e ST. Essa interface de simulação nos fornecia parâmetros de produção como: demanda anterior, preço, demanda máxima e mínima de cada cama entre ou outras informações custos de estocagem, de produtos inacabados, falta de matéria prima, custos fixos e outros custos que venham a ser acrescentados em caso falta de material.
Com isso o objetivo do trabalho é aplicar da melhor forma o conhecimento teórico adquirido na 1° e 2° unidades para estabelecer uma previsão para períodos futuros para que alimentemos nosso PMP, respeitando o comportamento anterior de cada cama seja ele sazonal ou linear e com isso passar para as demais etapas do jogo.
Todavia como é um processo decisório, houve pequenas divergências de opiniões sobre qual modelo poderíamos utilizar já que teríamos dois tipos de métodos de previsão. Depois que décimos o método de previsão tínhamos que entrar em acordo sobre o fator de serviço que atenderíamos. Outro empasse que foi discute, seria sobre as prioridades nas ordens de produção tendo em vista que o objetivo que chegamos de acordo era de que não se deveria ter muito tempo ocioso nas maquinas para que o lead time fosse o menor possível.
Portanto recorríamos muito ao auxilio do professor e do livro apresentado em sala para que tomássemos a melhor decisão para simular o jogo.
2. Desenvolvimento
O desenvolvimento da produção da nossa empresa foi gerenciado de maneira critica com relação a padrões exigidos, no qual era subdivido por produtos e qualquer tomada de decisão sem fundamentação teórica poderia a afetar no resultado final do produto. Para começar, plotamos os dados históricos de períodos anteriores das duas camas tanto a LX quanto a ST. Traçamos um gráfico para podermos observar qual foi o comportamento de cada cama no decorrer dos períodos já previamente fornecidos pelo o jogo. Ao realizarmos essa tarefa observamos que a cama LX apresentava um comportamento linear em sua demanda e a cama ST um comportamento sazonal. O jogo nos fornecia de maneira rápida uma maneira de prevermos todos os períodos futuros desejados para a cama que tivesse o comportamento linear, pois utilizava o método de tendência linear, então para cama LX só foi preenchido os períodos subsequentes que foram desejados. Já para cama ST não era possível fazer dessa forma pois não tinha o mesmo padrão , o jogo fornecia um método de média exponencial móvel para prevermos o primeiro período de um comportamento sazonal , bastava a o controlado preencher o coeficiente de ponderação que ele geraria a previsão através da formula M=Mo+CP(DO-Mo). Contudo na próxima parte de nosso jogo teriamos que alimentar o PMP da maquina com a Demanda prevista ate o de todos os períodos, com isso tivemos que fazer essa previsão na planilha do excel utilizando um método que aprendemos na primeira unidade do curso e julgamos mais preciso, de Regressão Simples: Previsão de Vendas com Tendência e Ciclicidade, porque como essa demanda apresenta historicamente uma ciclicidade ou seja apresenta crescimento e decrescimento ao longo dos períodos , utilizamos esse mesmo padrão para definirmos a demanda futura através da tendência desses dados, e seu coeficiente médio de ciclcidade.
Quando passamos para a planilha do PMP temos a Previsão da demanda para cama ST será, no primeiro período, o que encontramos substituindo o CP por 0,5 na parte de Média móvel exponencial e o restante será o que encontramos como Vendas com Ciclicidade Projetada a partir do segundo período. Depois de preenchermos a previsão de demanda calculamos o estoque de segurança para qual deveríamos trabalhar. Fizemos o calculo utilizando um fator de serviço de 95% por ser o mais usual entre as empresas, calculamos o desvio padrão da nossa previsão e jogamos na formula de estoque de segurança com variação na demanda que seria Eseg = Desvio padrão X F ator de serviço x sqrt Lead time/ pp. Quando obtivemos o valor do estoque de segurança lançamos no planejamento mestre de produção valores que projetariam esse estoque.
...